AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

É preciso mesmo escovar os dentes do seu cãozinho? Especialista responde

Especialista explica a importância da escovação dentária dos animais de estimação

Da Redação Publicado em 01/12/2019, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A não remoção da placa pode causar calcificação e evoluir para o tártaro - Banco de Imagem/Getty Images
A não remoção da placa pode causar calcificação e evoluir para o tártaro - Banco de Imagem/Getty Images

Pesquisa feita em clínicas veterinárias apontou que 85% dos cães acima de 4 anos apresentam algum nível de doença periodontal. 

A placa nada mais é do que um biofilme invisível formado nos dentes ao longo do dia devido ao acúmulo de restos de comida, saliva, bactérias e outros compostos orgânicos. 

Em contato com a gengiva, essa placa pode causar inflamação, infecção, além de resultar em uma grave doença periodontal. A não remoção da placa pode ainda causar calcificação e evoluir para o famoso tártaro. 

Infelizmente, se chegar a esse ponto, a simples escovação não será capaz mais de eliminar o resíduo e a limpeza precisará ser feita com aparelhagem específica com o animal sedado. 

Para evitar a formação de tártaro, a higiene bucal deve ser realizada diariamente por meio da escovação ou com brinquedos específicos que o pet morde, proporcionando atrito e eliminação da placa. 

No entanto, mesmo fornecendo esses brinquedos, é possível que alguns dentes não entrem em contato com o objeto e acumulem placa bacteriana. Portanto, é muito importante que os tutores realizem a escovação dos dentes pelo menos três vezes por semana. 

Para muitos, isso pode ser um pesadelo e a maioria dos animais cresce sem o hábito de permitir esse tipo de manipulação. O ideal é que o exercício de escovação seja introduzido desde filhote, porém nunca é tarde para começar. 

Algumas dicas podem ajudar nessa tarefa: comece apenas dessensibilizando a manipulação dos lábios. Aqui seu objetivo não é literalmente escovar, e sim fazer com que o animal goste bastante desse tipo de manipulação a ponto de se sentir confortável e relaxado. 

Vá expondo cada vez mais os dentes e associe isso a um petisco bem gostoso. Recorra a uma escova de cerdas macias e realize a escovação com movimentos circulares. 

Lembre-se: a escovação diária pode promover longevidade ao seu bichinho! Caso precise de ajuda, procure por um adestrador profissional.

MARCELA BARBIERI BORO, zootecnista, médica veterinária, adestradora e franqueada da Cão Cidadão.