AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Economia com crianças: 10 dicas para economizar na diversão com os filhos

Pais podem buscar atrações mais acessíveis para divertir crianças

Da Redação Publicado em 08/03/2021, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Converse com as crianças e peça para definirem quais seriam as atividades que gostariam - laridra/Pixabay
Converse com as crianças e peça para definirem quais seriam as atividades que gostariam - laridra/Pixabay

Com a pandemia, muitos pais têm tentado equilibrar as contas domésticas para oferecer uma programação de qualidade para os filhos, depois de um ano tão turbulento e confuso (que continua). No entanto, apesar da boa vontade, nem sempre essa equação dá certo, já que não foram poucas as famílias que perderam parte da renda que tinham desde março passado, quando a pandemia começou. E agora ainda mais, por ela ter chegado ao auge.

Para AnaMaria Digital, a especialista em entretenimento infantil Grasiela Camargo, sócia da bilheteria digital Clubinho de Ofertas e da plataforma de streaming Clubinho Play, afirma que, embora, na maioria das vezes, diversão custe caro, há formas de entreter os pequenos dentro de um orçamento familiar mais enxuto. 

“Poucos produtos e serviços não aumentaram os preços desde então, enquanto os salários não receberam os mesmos reajustes. Mas a boa notícia é que existem maneiras de divertir as crianças sem gastar muito. Basta um pouco de organização e criatividade na hora de escolher as atividades”, pontua.

Com a ajuda da especialista, AnaMaria Digital lista 10 dicas para economizar com as crianças, dentro ou fora de casa.

1 - QUANTO VOCÊ PODE GASTAR?
Se resolver sair com os filhos, é preciso, antes de tudo, definir quanto você pretende gastar com as atividades que organizou. Quantas crianças vão sair? É possível levar um lanchinho de casa? Se não, até quanto podem gastar? E o estacionamento ou transporte para o local? Defina uma média de valor geral, incluindo tudo – passeio, atividades que pretendem fazer, alimentação, etc.

2 - DESEJO DAS CRIANÇAS
Converse com os pequenos e peça para definirem quais seriam as atividades que gostariam de fazer fora de casa. Assim, você terá mais possibilidades para escolher o local de acordo com o seu orçamento, e alternativas caso precise sugerir para elas algo “fora da lista”. 

Vale também explicar para as crianças sobre as condições financeiras da família durante a conversa e tentar, junto com ela, incluir na lista locais que estejam de acordo com seu orçamento. 

Mas se você não tiver como conversar com a criança, se ela for muito pequena, procure locais ar livre, em que você poderá levar os brinquedos dela, junto com um lanchinho, e não gastar com nada externo além do transporte e entrada do local (se não for gratuito).

3 - PESQUISA DE PREÇOS
Atualmente, muitas opções para sair estão com promoções. Pesquisa em sites de descontos e veja se onde seu filho quer ir não tem desconto por algum desses locais.

4 – ORGANIZE O PASSEIO
Tente fazer uma agenda com os locais que as crianças querem ir e distribua de acordo com os dias que puder levar e com orçamentos separados e voltados para cada atração (lembre-se da dica 1). Todas as famílias estão – ou deveriam estar - tentando encontrar locais seguros para levar seus filhos. 

Então, provavelmente, aquele lugar super famoso ou outro que esteja sendo muito divulgado estarão mais cheios em alguns dias, como sábados e domingos. Se você tiver tempo para sair durante a semana, de repente, se organizando, consegue proporcionar às crianças uma excelente atividade e sem nenhum risco de aglomeração.

5 - CUSTOS ADICIONAIS
É importante lembrar que, mesmo com tudo muito organizado, às vezes surgem gastos extras. Então, tenha sempre em mente não sair apenas com o valor fechado. Leve um pouco mais, caso precise.

6 – PAGAMENTO
Pesquise se os locais dão descontos em determinados canais de programação infantil ou em sites promocionais, pagando antecipadamente para evitar mexer com dinheiro na hora e agilizar a sua entrada.

7 - NÃO VÁ A LOCAIS QUE NÃO RESPEITEM OS PROTOCOLOS SOBRE A COVID-19
Os protocolos de segurança precisam ser mantidos e respeitados. Viu aglomeração? Não vá. As pessoas não estão usando máscaras? Evite ficar perto. Não há profissionais para estabelecerem a ordem? Evite ir para não se aborrecer. Infelizmente, estamos em período de pandemia e a prevenção deve ser contínua.

8 – ATRAÇÕES CRIATIVAS
Que tal pensar em algo para trazer a programação para casa? Por exemplo, mesmo com a reabertura de cinemas, nem todos estão sentindo tranquilidade e confiança para ir assistir a um filme. Que tal fazer uma sessão com pipoca, luz apagada e um filme em plataformas de streaming? 

Tem diversas opções para crianças, como o Clubinho Play, que é voltado apenas para o público infantil, mas também há opções muito legais para crianças no Netflix, Amazon Prime, GloboPlay, entre outras. Outro programa legal é fazer em casa uma espécie de acampamento. Mesmo que não tenha uma barraca, alinhe cadeiras, coloque um lençol por cima, acenda lanternas e crie uma atmosfera parecida com um acampamento. Se morar em casa ou tiver varanda no apartamento, melhor ainda.

9 - DIVERSÃO É SEMPRE UM GRANDE PRESENTE
Para as famílias que não estiverem passando por um momento financeiro tranquilo, que tal propor às crianças um programa divertido, mesmo em casa, para comemorar o aniversário ou uma outra data importante? 

Aquelas festas online, com a família e amigos, continuam valendo. Chame a criança para participar da arrumação, da escolha do cardápio, de quem vai “convidar”. Mostre que isso não vai acontecer sempre, mas que, por enquanto, é uma excelente oportunidade de todos se divertirem, estarem juntos (mesmo que por uma tela) e confraternizar.

10 - DIY
Muitas pessoas têm habilidades para criar brinquedos manualmente e hoje em dia há diversas opções de “faça você mesmo” no Youtube. Então, se chegar o aniversário de alguém que queiram presentear, que tal propor ao seu filho que façam vocês esse presente juntos? Esses presentes não comprados, feitos pelas próprias pessoas, inclusive, são os que geralmente são guardados por gerações, pois têm um enorme valor sentimental.