AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

“Eu não tenho tempo para nada!”: o que a vida moderna fez com o tempo livre das mulheres?

Focar no trabalho e subir na carreira virou prioridade das mulheres, que ainda tem uma longa lista de funções em casa e quase nenhum tempo para relaxar...

Luciana Bugni Publicado em 08/03/2018, às 06h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cadê meu tempo livre que estava qui? - Istock
Cadê meu tempo livre que estava qui? - Istock

Sabe quantas horas você, mulher, gasta com cuidados com a casa e com a família? 18 horas por semana, em média. Imagine que, se você trabalha, fica fora 40 horas por semana, fora as horas que demora se deslocando até o seu emprego e voltando. E depois, disso, ainda tem uma jornada de trabalho em casa que é quase metade desse tempo! Que horas você vai cuidar de si?

Essas informações são de uma pesquisa do IBGE, que também afirma que os homens gastam apenas 10,5 horas por semana com essas atividades de casa. Está explicado por que eles conseguem assistir o jogo inteiro na quarta à noite em frente ao sofá enquanto elas mal se lembram a última vez em que viram um filme inteiro...

Segundo o especialista em gestão do tempo e produtividade Christian Barbosa, isso ocorre porque elas assumem inúmeros papéis e responsabilidades, que vão muito além da jornada de trabalho e incluem obrigações com familiares e atividades de casa. ”Para dar conta de tantas missões diárias, muitas acabam se anulando e deixam de lado as atividades pessoais”, destaca ele.

A gente se cobra demais...

“No mundo em que vivemos, as mulheres se cobram cada vez mais por serem capazes de liderar o próprio sucesso. Elas cresceram na carreira e assumiram rapidamente sua independência, porém isso tem um valor muito alto: o tempo delas. Na maioria dos casos, as mulheres focam grande parte do dia nos problemas, nas urgências do trabalho, de casa, dos filhos e do marido, o que resulta na falta de tempo para realizar as atividades que realmente gostariam de fazer, como ir à academia, sair com as amigas ou ler um livro. Uma forma de reverter esse cenário é aprender a gerenciar melhor o tempo”, complementa.

Abrir mão de fazer algumas coisas da casa, delegar funções e pedir para dividir as obrigações com os outros familiares são algumas das soluções para arrumar mais tempo para si. Tente encaixar coisas agradáveis em sua rotina e faça questão de fazê-las!