AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Família/Filhos / Aniversário

Festa infantil sustentável: saiba como cuidar do meio ambiente durante comemorações

Saiba como fazer uma festa infantil sustentável

Júlia Arbex Publicado em 20/09/2019, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Se possível, peça aos convidados que não embrulhem as lembrancinhas - Banco de Imagem/Getty Images
Se possível, peça aos convidados que não embrulhem as lembrancinhas - Banco de Imagem/Getty Images

Você já parou para pensar na quantidade de lixo gerada nesse tipo de evento? A bióloga e sócia-proprietária da Beegreen Sustentabilidade Urbana, Jéssica Pertile, já! 

Por isso, ela conversou com AnaMaria e deu dicas para diminuir o desperdício durante a comemoração e, assim, incentivar as crianças a preservar o meio ambiente desde cedo.

Confira!

PLANEJE-SE 
Agradar às crianças nem sempre é fácil, ainda mais quando se trata de aniversário. Por isso, planeje tudo com antecedência. Pense no tema, no lugar, na quantidade de convidados e o que será oferecido. A partir daí, você já pode buscar as opções mais práticas e sustentáveis para a festinha. 

MANTENHA A SIMPLICIDADE 
Você pode fazer uma festa incrível sem gerar muito lixo. Como? Optando por toalhas de pano e copos e pratos retornáveis, ou seja, que possam ser reutilizados em outras ocasiões. Não vai dar para fugir dos descartáveis? Espalhe pela festa algumas canetinhas para as pessoas identificarem seus copos e pratos e, assim, evitar o desperdício. 

PENSE NA DECORAÇÃO 
Por mais bonito que seja, o balão é altamente prejudicial ao meio ambiente. Ele pode ser feito de látex ou náilon. O látex, considerado mais adequado por ser biodegradável, pode demorar entre seis meses a quatro anos para se decompor. Já o náilon não é biodegradável. Além da poluição, os balões são confundidos pelos animais marinhos como alimentos. Para enfeitar a mesa, vale usar vasos de plantas, lâmpadas e enfeites de papelão pintados por você e pelo aniversariante.

FAÇA CONVITE DIGITAL
As crianças piram de alegria na hora de chamar as pessoas para a comemoração. Uma ótima opção: enviar convites digitais. Para ficar mais com a cara do seu filho, você pode pedir para ele desenhar o próprio convite, digitalizar e enviar para os convidados por e-mail ou até mesmo pelas redes sociais.

ESQUEÇA O PLÁSTICO 
Pratos como bolo e torta podem ser arrumados em bandejas e servidos assim aos convidados. Os docinhos, como brigadeiro e beijinho, devem ser colocados em forminhas de retalho, papel ou até mesmo em copinhos de vidro (para os adultos). Os sanduíches? Corte-os em formatos bonitos e pequenos – e não precisam de embalagem. 

CHEGOU A HORA DOS PRESENTES
Se possível, peça aos convidados que não embrulhem as lembrancinhas. Apenas essa atitude já evita uma quantidade enorme de lixo. Caso não se sinta à vontade para abordar todos os pais dos amigos, por exemplo, diga para os que você mais tem intimidade que a festa foi pensada para não gerar lixo. 

ATENÇÃO PARA A COMIDA 
A alimentação saudável é, sim, uma forma de cuidar do meio ambiente, viu? Além das comidas tradicionais de festas, ofereça versões saudáveis, como frutas, legumes cozidos com opções variadas de molhos e sucos naturais. Dessa forma, as pessoas vão se acostumando com esse estilo de evento.

ANIME A CRIANÇADA COM JOGOS E BRINCADEIRAS 
Diversão simples faz o maior sucesso entre as crianças mais novas. Seja criativa e promova jogos ao ar livre como esconde-esconde, pega-pega e pula-elástico. Assim, você reduz o consumo de energia elétrica, além de fazer com que os pequenos desgrudem do celular e do videogame. 

CUIDE DO LIXO 
Você é responsável pelo lixo dos seus convidados. Dá para fazer uma festa cem por cento sem lixo? Dá, embora seja difícil. Então, quanto menos produzirmos melhor, certo? Compre lixeiras seletivas para vidros, plásticos, metais e papéis.