AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Idade é relativo! Denuncie os maus-tratos a idosos!

Silenciar apenas perpetua e agrava o problema

Dr. Paulo Camiz Publicado em 02/11/2016, às 14h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Idade é relativo! Denuncie os maus-tratos a idosos! - Shutterstock
Idade é relativo! Denuncie os maus-tratos a idosos! - Shutterstock
"Sou vizinha de um idoso que mora com o filho e a nora. Eles gritam com ele, vão trabalhar e o deixam sozinho o dia todo. Às vezes, até viajam e o senhor fica. O que fazer para ajudá-lo? Posso chamar a polícia?”
M. B., por e-mail


Existem várias formas de maltratar um idoso:
– Agressão física (tapas, chutes...)
– Agressão psicológica (xingamento, degradação moral e outras atitudes que possam afetar negativamente o emocional da pessoa).
– Negligência (quando demoram a dar devida atenção a uma necessidade da pessoa, deixando, por exemplo, uma doença avançar sem levá-la para se consultar com um médico).
– Exploração financeira (apropriação ou uso inadequado dos meios de vida daquele idoso em favor de si próprio ou de outra pessoa).
– Violação de direitos (privar da liberdade pessoal, da liberdade de expressão, da privacidade... O simples fato de se apossar ou privar o idoso do uso de um objeto pessoal ou de sua capacidade de exercer seus direitos já caracterizaria crime!
Pelo que você relata, seu vizinho está sendo vítima de múltiplos maus-tratos. Denuncie! Silenciar apenas perpetua e agrava o problema. Você pode procurar a polícia (190), o Disque Direitos Humanos (100), o Disque Denúncia (181) ou no Serviço Social da Prefeitura da sua cidade. O estado de São Paulo conta, ainda, com Delegacias de Proteção ao Idoso.


O problema se agrava
Dentre todas as denúncias feitas ao Disque 100 (serviço da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República), a
violência contra o idoso é a segunda mais frequente. Pasme: a cada hora, dois idosos sofrem algum tipo de violência no nosso país. E temos permitido que o absurdo se agrave: de 2014 a 2015, o número de registros de casos de negligência e violência contra velhinhos cresceu 16% no Brasil. Inadmissível!



Não é só a violência física (tapas, chutes...) que deve ser combatida. Xingamentos e situações de degradação moral, que afetem
negativamente o emocional da pessoa, também precisam ser denunciados!


Dr. Paulo Camiz é geriatra e professor da Faculdade de Medicina da USP. É também idealizador do projeto “Mente Turbinada”, que desenvolve exercícios para o cérebro. Para ler outros artigos escritos por ele, acesse ogeriatra.com.br


Envie suas perguntas para dr. Paulo Camiz pelo e-mail anamaria@maisleitor.com.br