Família/Filhos Teve infecção

Não faça como Mayra Cardi: veja cuidados fundamentais após cesárea

Life coach contou que não fez o repouso necessário e teve problemas de cicatrização

quinta 25 outubro, 2018
Mayra Cardi levou bronca da médica
Mayra Cardi levou bronca da médica Foto:Reprodução/Instagram

Notícias Relacionadas

Mayra Cardi revelou aos seus seguidores no Instagram que corre o risco de passar por uma nova cirurgia. Tudo porque sofreu complicações devido ao procedimento ao qual foi submetida para ter a filha. A menina, que ganhou o nome de Sophia, nasceu na semana passada.

De acordo com Mayra, o corte feito para a cesárea acabou inflamando por ela não ter feito repouso. E, caso as recomendações médicas não sejam seguidas, a nova mamãe deve voltar para a mesa de cirurgia. "Eu não paro, não sinto dor, e eu acho que estou linda e saltitante e não poderia, porque eu não tive parto normal, foram sete camadas [de corte]", contou.

A médica, segundo a life coach, exigiu que ela descansasse. "Como que faz esse negócio de repouso? Eu trabalho para produzir mais, ser feliz, esse negócio de repouso é tão depressivo", alegou.

O alerta da especialista foi bem sério: "ela falou que, ou eu faço ou simplesmente vai ter que voltar, me abrir inteira e fazer uma lavagem na inflamação que está aqui e me internar por sete dias com antibiótico no hospital. Eu vou ter que fazer o raio do repouso, não tenho opção", disse.

PRECISA MESMO PEGAR LEVE

De acordo com a fisioterapeuta Thalita Freitas, que é especializada em Saúde da Mulher pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, quem passou por uma cirurgia do tipo precisa repousar cerca de 30 dias até poder voltar a fazer exercícios físicos leves. Para as outras atividades, o prazo é maior: 60 dias.

No entanto, o mais importante é a nova mamãe respeitar o próprio corpo, pois a cesárea é uma cirurgia de grande porte, como a própria Mayra ressaltou. E o período de cicatrização é fundamental para não trazer complicações pós-parto. "Cada uma dessas sete camadas que foram cortadas precisa cicatrizar por completo", explica a fisioterapeuta. 

O ginecologista e obstetra Rodrigo Rosa ressalta que, exatamente por tudo isso, o repouso é essencial. "Ele evita uma infecção da ferida operatória, devendo a mãe ter o cuidado de lavar bem a cicatriz e usar uma proteção – dependendo de cada caso", diz. 

MAS NÃO PRECISA FICAR IMÓVEL!

O repouso da cesária é relativo, e depende de cada mulher. Ela pode, bem aos poucos, caminhar e se movimentar. Até por conta da circulação sanguínea, não deve ficar somente deitada. Mas, novamente, não vale exagerar. A ginecologista e obstetra Denise Blaszkowski, do Hospital de Clínicas da UFPR (Universidade Federal do Paraná), lembra que descansar também é importante para a produção de leite.

"Um bebê recém nascido muda a rotina de toda a família e ter uma rede de apoio é fundamental", diz a médica. "As mudanças hormonais ainda tornam a mulher mais suscetível a trombose nesse período e pode ser necessário o uso de meias elásticas para reduzir esse risco."

AnaMaria separou outras dicas, dadas pelos especialistas:

  • Mantenha a região da cicatriz cirurgia limpa e seca;
  • Não use roupas muito apertadas;
  • Evite grandes esforços, como subir e descer escadas muitas vezes ao dia, além de pegar peso e fazer atividades de grande demanda e esforço;
  • Não tenha relações sexuais por 30 a 40 dias, pois aumenta o risco de infeção e pode prejudicar o processo de cicatrização dos pontos;
  • Aumente a ingestão de água para ajudar na produção de leite;
  • Em caso de sinais de infeção (febre, vermelhidão, secreção na cicatriz) procure seu ginecologista ou vá logo para o pronto-atendimento;
  • E o mais importante: curta muito cada momento com seu bebê pois essa fase passa muito rápido!
     
Por Vivian Ortiz
Leia Mais:

Receba em Casa

Vídeos

BEM-ESTAR

  1. 1 No Dia Mundial da Gentileza, confira atos que fazem a diferença
  2. 2 Susana Vieira revela que tem leucemia: "Estou ótima e feliz"
  3. 3 5 alimentos essenciais para combater a má digestão
  4. 4 Sabia que a alimentação pode causar a rinite alérgica?
  5. 5 O que a aparência das unhas pode dizer sobre a sua saúde