AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Família/Filhos / Alimentação

Obesidade infantil: veja quais cuidados devem ser tomados para evitar o mal

Veja quais cuidados devem ser tomados para evitar a obesidade infantil

Da Redação Publicado em 10/11/2019, às 08h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A melhor forma de tratar é prevenir por meio de hábitos saudáveis para a família toda, principalmente quanto à alimentação e à atividade física - Banco de Imagem/Getty Images
A melhor forma de tratar é prevenir por meio de hábitos saudáveis para a família toda, principalmente quanto à alimentação e à atividade física - Banco de Imagem/Getty Images

“Meu filho tem 8 anos e está ganhando muito peso. O que devo fazer para evitar que ele fique obeso?” R. M., por e-mail 

Para entender a obesidade, é preciso conhecer o processo de crescimento. Um bebê ganha cerca de 6 kg no primeiro ano de vida. Depois, ocorre uma desaceleração (até em torno de 6 anos). 

A partir daí, ocorre um novo ganho de peso em relação à altura ao longo dos anos escolares. Bebês, crianças e adolescentes podem ser acometidos pela obesidade. O risco de se tornar um adulto obeso é maior quando a criança permanece obesa entre a infância e a puberdade. 

De acordo com estudos, o ganho rápido de peso ocorre entre 2 e 6 anos. A maior parte das crianças obesas nessa idade serão obesas na adolescência. Isso mostra que o excesso de peso deve ser combatido antes da puberdade. Vários fatores podem contribuir para isso. 

O aleitamento materno é um importante fator protetor. O bebê se alimenta de um leite que atende às suas necessidades e aprende a controlar seu apetite e saciedade. A introdução alimentar deve se iniciar a partir dos 6 meses. 

Na fase de introdução dos alimentos complementares deve-se continuar respeitando a fome e a saciedade da criança. Quando se força o filho a se alimentar mais e mais, pode-se contribuir para a obesidade. 

A melhor forma de tratar é prevenir por meio de hábitos de vida saudáveis para a família toda, principalmente quanto à alimentação, à atividade física e à boa qualidade de sono. 

Recomenda-se ingerir a menor quantidade possível de alimentos industrializados e frituras, e aumentar o consumo de cereais, leguminosas, tubérculos, legumes, verduras e frutas. 

Evite ainda o excesso de sal e açúcar. E um alerta: se seu filho está obeso ou com excesso de peso, busque ajuda! Não espere que ele emagreça ao longo da infância, pois pode ocorrer exatamente o contrário.

FERNANDA ANDRÉ é endocrinologista pediátrica. Mestre em endocrinologia e especialização em endrocrinologia pediátrica pela UFRJ. Título de especialista em endocrinologia pediátrica pela Associação Médica Brasileira (AMB).

****

Uma alimentação saudável nos traz vários benefícios, como a prevenção de doenças, melhora no funcionamento do organismo e aumento da energia que o corpo precisa para o dia a dia. Pensando nisso, selecionamos 5 livros que vão te orientar na hora de ter uma dieta balanceada:

Só para um: quem mora sozinho sabe como é difícil manter a alimentação saudável todos os dias, né? Se você se identifica, vai amar este livro repleto de dicas valiosas: https://amzn.to/2NuFHcM

Culinária básica: se você quer seus pratos saborosos e saudáveis, este livro é o indicado! Cheio de receitas e dicas incríveis, ele garante melhorar a sua alimentação! https://amzn.to/2r4BSna

Tempero alternativo: receitas veganas? Temos! O primeiro livro do blog “Tempero Alternativo” conta com mais de 50 opções de receitas diferentes para uma alimentação mais natural: https://amzn.to/2PCYh5h

O Livro de Receitas da Cozinha Medicinal: com mais de 150 receitas, este livro é para aqueles que desejam prevenir doenças e melhorar a saúde através da alimentação! https://amzn.to/2N4kl70

O Que Tem na Geladeira?: neste livro, Rita Lobo ensina a usar 30 legumes e verduras de uma maneira super fácil em mais de 200 receitas! https://amzn.to/2NvH5Mm

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Ana Maria pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.