AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Família/Filhos / AMIGO DE 4 PATAS

Pets: entenda a importância da higiene bucal dos animais de estimação

Além da escovação, alguns objetos ajudam a remover a placa

Da Redação Publicado em 28/06/2020, às 14h30 - Atualizado em 06/07/2020, às 19h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A melhor maneira de garantir a saúde do animal é optar pela prevenção - Klaus Hausmann/Pixabay
A melhor maneira de garantir a saúde do animal é optar pela prevenção - Klaus Hausmann/Pixabay

Os humanos já estão acostumados a escovar os dentes e cuidar da higiene bucal diariamente, porém esquecem que os peludos também precisam dessa atenção para manter a saúde em dia

Todos os dias um biofilme (conjunto de microrganismos invisível a olho nu), contendo de bactérias, saliva a outros compostos orgânicos, é formado na camada do dente. Chamamos isso de placa bacteriana. 

Caso essa placa não seja retirada, ela pode sofrer um processo de mineralização e evoluir para o famoso tártaro, o qual, infelizmente, não conseguimos mais remover apenas com a escovação. 

Além do mau hálito que os animais passam a ter, esse tártaro pode também ser prejudicial à saúde, já que algumas bactérias presentes nele podem cair na corrente sanguínea e atingir tecidos cardíacos, predispondo o pet à uma endocardite bacteriana. 

Agora que você já sabe da importância da escovação, vamos falar um pouco sobre essa técnica? A primeira coisa a ter em mente é que, para ter uma escovação de qualidade, talvez, você primeiro precise dessensibilizar a escova e a manipulação da boca do animal. Dessa forma, comece realizando algumas aproximações do objeto e, em seguida, recompense o animal com um petisco bem gostoso. 

Da mesma maneira, comece manipulando a boca dele com movimentos suaves nos lábios. Em seguida, o recompense novamente. Quando você sentir que o peludo está mais tranquilo com tudo isso, vá evoluindo com a escova para dentro da boca e nos dentes e realize interrupções para recompensar antes do bichinho demonstrar qualquer desconforto. 

Fazendo esse exercício diariamente, logo essa escovação já vai estar mais facilitada e eficiente. Paralela à prática da escovação, alguns objetos podem ajudar na remoção da placa como brinquedos de nylon duro e ossos naturais, por exemplo. 

Como o tártaro apenas pode ser eliminado através de cirurgia, a melhor maneira de garantir a saúde do animal é optar pela prevenção. 

MARCELA BARBIERI BORO, zootecnista, médica veterinária, adestradora e franqueada da Cão Cidadão.