Pets: saiba como ensinar três comandos úteis para o seu cachorro

Dicas para conseguir adestrar seu cachorro de forma mais rápida

Da Redação Publicado domingo 20 setembro, 2020

Dicas para conseguir adestrar seu cachorro de forma mais rápida
Ideal para você direcionar o cão a deitar na caminha ou outro lugar - S. Hermann & F. Richter/ Pixabay

Aprenda comandos superúteis para treinar seu cachorro

SENTA
Segure um petisco na altura do focinho do cão e deixe-o em contato com o mesmo o tempo todo, de forma que ele fique lambendo ou cheirando o mesmo. Vá direcionando sua mão para trás do animal no sentido do rabo. Na tentativa de continuar acompanhando o petisco, ele vai sentar. Nesse momento, você elogia e entrega o petisco ao pet. Cuidado: se você direcionar sua mão para cima, e não para trás, há chance do animal pular para pegar e, com isso, executar movimento da forma errada. 

DEITA
Ideal para você direcionar o cão a deitar na caminha ou outro lugar. Inicie o comando com o cão sentado. Coloque o petisco na altura do focinho e em contato diretamente com o mesmo. 

Aos poucos, vá abaixando sua mão em direção ao meio das duas patinhas que o sustentam no senta. Depois de chegar com sua mão ao solo e entre as patinhas, vá escorregando levemente sua mão para frente. 

Para que ele continue cheirando ou lambendo o petisco, provavelmente, vai se deitar ao tentar acompanhar seu movimento. elogie-o e dê a recompensa. Dica: faça o processo bem devagar. Se você descer a mão rápido demais, o animal pode acabar se levantando. 

FICA
Com ele, você consegue impedir acidentes ou a passagem do cachorro por determinada porta, ou limite estabelecido. Comece com ele sentado ou deitado. Mostre sua mão aberta e diga a palavra “fica”. Espere alguns segundos e entregue a recompensa. Repita dez vezes. 

Na décima primeira vez, assim que mostrar a mão e falar o comando, dê um passos para trás, volte e entregue a recompensa. Repita de novo dez vezes e, a cada vez, dê alguns passos a mais. Caso o pet se levante, direcione-o para o local, peça o comando “senta” e reinicie o “fica”, só que dessa vez se distancie um pouco menos. Quando ele estiver respondendo bem, comece a virar de costas e sair da sua visão. 

MARCELA BARBIERI BORO Zootecnista, médica veterinária e adestradora.

Último acesso: 29 Jul 2021 - 23:06:43 (1124352).