AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Família/Filhos / Animais

Pets: saiba como ensinar três comandos úteis para o seu cachorro

Dicas para conseguir adestrar seu cachorro de forma mais rápida

Da Redação Publicado em 20/09/2020, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ideal para você direcionar o cão a deitar na caminha ou outro lugar - S. Hermann & F. Richter/ Pixabay
Ideal para você direcionar o cão a deitar na caminha ou outro lugar - S. Hermann & F. Richter/ Pixabay

Aprenda comandos superúteis para treinar seu cachorro

SENTA
Segure um petisco na altura do focinho do cão e deixe-o em contato com o mesmo o tempo todo, de forma que ele fique lambendo ou cheirando o mesmo. Vá direcionando sua mão para trás do animal no sentido do rabo. Na tentativa de continuar acompanhando o petisco, ele vai sentar. Nesse momento, você elogia e entrega o petisco ao pet. Cuidado: se você direcionar sua mão para cima, e não para trás, há chance do animal pular para pegar e, com isso, executar movimento da forma errada. 

DEITA
Ideal para você direcionar o cão a deitar na caminha ou outro lugar. Inicie o comando com o cão sentado. Coloque o petisco na altura do focinho e em contato diretamente com o mesmo. 

Aos poucos, vá abaixando sua mão em direção ao meio das duas patinhas que o sustentam no senta. Depois de chegar com sua mão ao solo e entre as patinhas, vá escorregando levemente sua mão para frente. 

Para que ele continue cheirando ou lambendo o petisco, provavelmente, vai se deitar ao tentar acompanhar seu movimento. elogie-o e dê a recompensa. Dica: faça o processo bem devagar. Se você descer a mão rápido demais, o animal pode acabar se levantando. 

FICA
Com ele, você consegue impedir acidentes ou a passagem do cachorro por determinada porta, ou limite estabelecido. Comece com ele sentado ou deitado. Mostre sua mão aberta e diga a palavra “fica”. Espere alguns segundos e entregue a recompensa. Repita dez vezes. 

Na décima primeira vez, assim que mostrar a mão e falar o comando, dê um passos para trás, volte e entregue a recompensa. Repita de novo dez vezes e, a cada vez, dê alguns passos a mais. Caso o pet se levante, direcione-o para o local, peça o comando “senta” e reinicie o “fica”, só que dessa vez se distancie um pouco menos. Quando ele estiver respondendo bem, comece a virar de costas e sair da sua visão. 

MARCELA BARBIERI BORO Zootecnista, médica veterinária e adestradora.