AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Família/Filhos / Educação

Qual é a escola ideal para o meu filho? Especialista dá dicas para tomar a decisão

Confira dicas valiosas para ajudar os pais no momento de escolher o colégio

Karla Precioso Publicado em 12/03/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Confira 5 dicas que vão te ajudar na escolha do colégio ideal - CDC/Unsplash
Confira 5 dicas que vão te ajudar na escolha do colégio ideal - CDC/Unsplash

Escolher o colégio ideal para os filhos é, ao mesmo tempo, uma tarefa importante e bem desafiadora. Por isso, a diretora pedagógica do Colégio Joseense, em São José dos Campos (SP), Rogéria Sprone, dá 5 dicas de como tomar a melhor decisão.

ALINHAMENTO CASA-ESCOLA

“A escola e a família precisam caminhar juntos. Os pais devem procurar os colégios que tenham os mesmos ideais e, assim, construir juntos o desenvolvimento dos filhos”, explica a especialista.

CONFIANÇA É A CHAVE

“É muito importante que a família confie 100% na escola, pois essa confiança é passada para a criança e o ensino fica mais leve e divertido”, pontua Rogéria. Dessa forma, o método de ensino e o material didático são pontos importantes e devem ser levados em consideração. A família deve entender como será o processo de aprendizagem em cada faixa etária e qual sistema de ensino a escola adota.

ATENÇÃO À EQUIPE PEDAGÓGICA

“Os pais devem ainda observar como é a equipe pedagógica. O colégio precisa ter profissionais atualizados e com ótima formação acadêmica. Se for importante para a família, veja sobre as aulas extracurriculares e o programa de idiomas”, complementa a especialista.

ESTRUTURA DA ESCOLA

Outra dica valiosa é observar também a estrutura e os espaços da escola, que deve ter áreas abertas e espaços arejados: “As crianças precisam fazer atividades ao ar livre”.

“Nesses últimos tempos, vimos mais do que nunca o quanto isso é importante para o desenvolvimento, diversão e também para a saúde mental de todos. Procure uma escola com uma infraestrutura moderna e bem cuidada, além de muita segurança e tradição”, finaliza.

PONTO CHAVE: CONVERSE!

É importante ressaltar que o mais importante é tirar todas as dúvidas. Visite as escolas, converse com pais e alunos de diferentes instituições e escolha o que for melhor para as necessidades do seu filho.