AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Família/Filhos / Cão cidadão

Saiba como ensinar o comando ''fica'' para seu animal de estimação

Ensina o comando ''fica'' para seu cachorrinho

Da Redação Publicado em 15/06/2019, às 17h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Escolha um local onde os estímulos sejam baixos - Banco de Imagens/Getty Images
Escolha um local onde os estímulos sejam baixos - Banco de Imagens/Getty Images

Você sabia que há inúmeros comandos que podem ser ensinados ao seu pet? Eu costumo falar que quanto mais comandos ele souber, maior é o vocabulário existente entre vocês.

Dentre os comandos básicos, o “fica” é um dos mais úteis. Você pode pedi-lo ao abrir a porta, antes de atravessar a rua ou para entrar num estabelecimento em que o bichinho não possa acompanhar. 

Ele também pode evitar que o pet fuja caso a guia se solte. Agora que você já sabe a importância do comando, vamos ensinar o seu animal de estimação? Em primeiro lugar, escolha um petisco de que ele goste para que se sinta recompensado todas as vezes que acertar algo que você pedir. 

Escolha um local onde os estímulos sejam baixos, para que o foco dele seja totalmente voltado para você, como sua própria casa, por exemplo. Para iniciar o comando, esteja virada totalmente de frente para ele. 

Com uma mão espalmada em sinal de “pare”, diga “fica” apenas uma vez. Antes de dar qualquer passo para trás, recompense-o por ter esperado. Repita isso algumas vezes para fazê-lo entender que esse gesto e palavra mostram que ele deve permanecer parado no local. 

Agora é hora de começar a se afastar. Desta vez, ao fazer o gesto e falar “fica”, se afaste dando um passo para trás ainda virado de frente para ele. Volte todas as vezes e recompense-o por tê-lo esperado. 

À medida que ele vai acertando, você pode pedir o comando e ir dando cada
vez mais passos para trás. Lembre-se sempre de recompensá-lo quando acertar. Se por acaso ele errar e tentar acompanhá-la quando se afastar, pode ser que você tenha ido rápido demais para o nível de ansiedade dele. 

Nesse caso, apenas volte, ajuste ele no local que você havia escolhido e não o recompense. Recomece o comando, porém, agora mais devagar e a uma distância menor. 

Com exercícios periódicos, você conseguirá sentir se aquela distância ou velocidade na qual está se afastando vai fazer com que ele erre ou acerte. Conforme vocês vão evoluindo, é válido alterar os locais.

MARCELA BARBIERI BORO, zootecnista, graduanda em medicina veterinária, adestradora e franqueada da Cão Cidadão.