AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Seu cachorro parece não te escutar? Saiba como fazê-lo obedecer

A maioria dos tutores testa chamar o seu cão apenas nos momentos de maior estímulo para ele

Da Redação Publicado em 21/08/2020, às 08h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ah, e não se esqueça de recompensá-lo! - Free-Photos/Pixabay
Ah, e não se esqueça de recompensá-lo! - Free-Photos/Pixabay

Recebo constantemente a reclamação de tutores de que seus pets parecem não escutá-los quando os chamam ou tentam corrigir algum comportamento. Apesar de parecer inofensivo, o fato de você não estar conseguindo se comunicar com seu bicho pode ser muito perigoso em determinadas situações.

Acontece que a maioria dos tutores testa chamar o seu cão apenas nos momentos de maior estímulo para ele. Por exemplo: quando ele se solta da coleira para perseguir uma pomba ou quando avista um outro cachorro no parque e sai correndo para brincar. 

Entenda: esse não é o melhor cenário para ensiná-lo a voltar ou a ficar. O cenário ideal para se ensinar qualquer coisa para seu bichinho de estimação é em um ambiente de baixo estímulo como sua própria casa. 

Nesse momento, o foco dele está totalmente voltado para você e, com isso, é possível introduzir comandos de segurança como o “fica” e o “vem”. Depois de ensinar e reciclar, comece trabalhando esses comandos em situações com estímulos cada vez maiores. 

Quando um estímulo é muito significativo para seu cão a ponto de desequilibrar o estado emocional dele, a dica é ir se aproximando desse estímulo aos poucos e, junto a ele, ir trabalhando os comandos que já foram aprendidos dentro de casa anteriormente. 

Ah, e não se esqueça de recompensá-lo! Assim, você associa determinado estímulo com algo positivo, e a resposta do seu animal para você será ainda melhor. Na prática, o uso de uma guia longa na rua pode ajudar. Com isso, você consegue aprimorar o aprendizado e, ao mesmo tempo, manter o animal em segurança. 

Caso tenha dúvida de como aplicar essa técnica, não hesite em procurar a ajuda de um adestrador profissional que trabalhe com reforço positivo. Certamente, ele poderá ajudar a você e o seu pet também.

MARCELA BARBIERI BORO é zootecnista, médica veterinária e adestradora.