Tá na hora de acabar esse relacionamento...

Saiba quais os sinais de que sua relação já deu o que tinha que dar. Na certa é melhor sair fora do que se agarrar às migalhas, como vem fazendo Melissa (Paolla Oliveira) com Felipe (Rafael Cardoso), em Além do Tempo

segunda 18 janeiro, 2016
anamaria
anamaria Foto:Shutterstock
“A Melissa é mais que mimada. Ela quer a todo o custo. É uma vilã que não mede esforços para conquistar o seu escolhido. Mas realmente ama o Felipe e acha que suas armações se justificam”
Paolla Oliveira, atriz



Será que acabou?

Rosana Braga, psicóloga e consultora de relacionamento do site ParPerfeito, esclarece as dúvidas que aparecem quando a gente não tem coragem de enxergar o óbvio.

1) Como a mulher pode perceber que o relacionamento já não está bem como antes?
Raríssimas são as vezes em que uma mulher realmente não percebe que a vida a dois não vai bem. O que acontece é que muitas preferem não lidar com a realidade. Assim, até inconscientemente, elas mentem para si mesmas e interpretam os sinais de desgaste e conflitos na relação de um modo distorcido. Todo mundo corre o risco de fazer isso para evitar de lidar com a possibilidade do fim. É tão dolorido e desesperador que agir como se estivesse tudo bem acaba sendo uma tentativa de fazer isso virar realidade.
 
2) Quais são as atitudes que ela deve tomar se quer preservar esse casamento?
Primeiro, acordar para o que realmente está acontecendo. A gente precisa ter maturidade e autoconhecimento para  se questionar sobre a participação nessa crise. Isso significa não se limitar a apenas culpar o outro, mas também ver o que você pode fazer diferente. A partir daí, mudar as atitudes e dialogar. De nada adianta conversar para acusar e culpar o outro por todos os problemas. Além disso, ouvir é fundamental para saber o que ele realmente quer. Fazer terapia pode ajudar.

3) Qual o sinal de que é melhor desistir? 
Essa é uma opção que só deve ser tomada se os dois realmente não conseguirem se entender depois de todas as alternativas possíveis. Uma relação acabou quando não existe mais vontade de uma das partes de continuar – parece que é o que aconteceu com Felipe (Rafael Cardoso), na novela. O fim também se torna óbvio quando um toma atitudes que são inadmissíveis para o outro. Exemplo: mesmo que ame, como ficar com alguém que se envolveu com drogas e não aceita ajuda para sair dessa situação? Traições, mentiras, violência física ou psicológica, desrespeito, desvios de caráter também são inaceitáveis. Porém, diante de qualquer chance ou dúvida, vale buscar ajuda, investir numa terapia de casal, em mudanças de hábitos e qualquer outra ação 
que possa resgatar o amor que os juntou. 

4) Se desistir de salvar a relação, o que a mulher deve fazer?
Ela deve se organizar para sair deste casamento da forma mais correta e menos dolorosa possível, especialmente se o casal tiver filhos. É comum estarem com muita mágoa e até raiva um do outro. Mas é importante que tentem ser justos e preservar o que viveram de bom. O que mais causa tristeza entre os casais que se separam é assistir a destruição de tudo o que construíram enquanto parceiros. Talvez a ajuda de um bom advogado (que não esteja interessado somente nos ganhos financeiros) e também uma terapia voltada para este momento da vida possa evitar desastres que deixam cicatrizes em todos.


Os principais erros de Melissa na novela
  • Invadiu o escritório da família de Lívia (Alinne Moares) para tirar satisfações e chorou na frente de todo mundo! Precisa se expor tanto?
  • Convidou o marido para viajar para o Rio. Quando ele recusou, ela arrumou a maior briga!
  • Fingiu estar grávida para segurar o parceiro.
  • Arrumou briga com a cunhada Severa (Dani Barros) e a proibiu de ver o sobrinho, Alex (Cadu Schons).
  • Fez comentários maldosos em família para segurar Felipe e ainda jogou a culpa no filho.
  • Colocou medo no filho de que o pai vá embora e usou isso como chantagem.
  • Quando está doente, com dor de estômago, costuma exigir que o marido fique com ela.
  • Tenta controlá-lo pelo celular e se irrita quando ele não atende suas ligações.


As principais dificuldades da separação

❱ Dúvidas sobre estar fazendo a coisa certa 
❱ Frustração por ter dado errado
❱ Sensação de fracasso 
❱ Instabilidade emocional e financeira 
❱ Medo de ficar sozinha 
❱ Receio de não dar conta de criar os filhos 
❱ Pensamentos ruins sobre como será a vida de separada 
❱ Medo do modo como será tratada pelos amigos e pela família 
❱ Uma dor imensa e para a qual não existe medicamento. Só o tempo cura

Passo a passo após o divórcio

❱ Conte com os amigos íntimos para se sentir um pouco menos sozinha e triste. Eles são de ouro!
❱ Familiares também podem ajudar bastante. 
❱ Nada de ficar tentando parecer bem ou sair toda noite, beber em excesso e fazer bobagens. 
❱ Pense que o objetivo é ficar bem e forte e superar. 
❱ Jamais diga coisas como: “nunca mais vou me relacionar”, “não existe felicidade no amor”, “todos os homens são iguais”. 
❱ O fim de um amor é dolorido, mas também pode ensinar e fazer crescer. Isso é fundamental para ser feliz! 

O conselho da especialista para quem passa por isso

“Quando a dor está muito grande, melhor olhar a vida como se ela fosse apenas um dia. Só hoje. Só agora, este momento. É muito mais fácil lidar com um dia do que ficar olhando para um futuro completamente incerto e instável. Tudo vai se ajeitar. Tudo vai melhorar. Mas é preciso viver um dia de cada vez. Nada melhor que uma noite entre um dia e outro para renovar as energias e começar de novo. O ânimo e a fé vão voltando aos poucos e, no fim das contas, aposto mesmo que cada relacionamento dura o tempo que tem pra durar. E que o melhor está por vir. Não porque o próximo parceiro seja perfeito, mas porque depois de uma dor tão grande, é possível ressurgir brilhante e maravilhosa para uma nova chance de ser feliz! 
A vida é cheia de surpresas e quando a gente se dá conta do quanto a maioria das pessoas é bacana e também quer ser feliz, o que resta é a gratidão por toda história vivida e por aquelas que ainda haveremos de viver.
Para ser feliz, é essencial investir no amor próprio. Se questione sobre o que  quer para sua vida. Se dê conta de seu valor e do quanto existem pessoas bacanas e em busca de sintonia. Compreenda que implorar migalhas de amor nunca fez ninguém feliz! 
O amor só vale se, apesar das crises, preserva o desejo de tentar de novo!”




Veja mais

Luciana Bugni
Leia Mais:

Assine a Revista Digital

Bate Bola na Cozinha

BEM-ESTAR

  1. 1 Ministério da Saúde abre hoje segunda fase da vacinação contra gripe
  2. 2 Mensagem da Karlinha: Faça novas escolhas sempre!
  3. 3 Veja 5 exercícios que auxiliam as mães na rotina com os filhos
  4. 4 Cuidados ao fazer as unhas fora de casa: veja como evitar contaminação
  5. 5 Qual é a obrigação do convênio de saúde com pessoas com câncer?