AnaMaria
Família/Filhos / Férias

Vai viajar? Economize o espaço e reduza o peso da sua mala com essas dicas

Uma boa arrumação na mala de viagem gera um espaço extra e economiza tempo

Da Redação Publicado em 28/12/2018, às 08h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

Arrumar a mala de viagem de forma correta gera um espaço extra - Banco de Imagem/Getty Images
Arrumar a mala de viagem de forma correta gera um espaço extra - Banco de Imagem/Getty Images

As férias chegaram para grande parte das pessoas e sempre surgem algumas dúvidas na hora de viajar. Afinal, como arrumar da melhor forma a mala? Quais produtos levar? Quais são proibidos? Levo roupas de calor e de frio? E quais/quantos sapatos?

“Como a maioria deixa para fazer isso de última hora, acaba incluindo itens desnecessários e de qualquer jeito, não só fazendo com que as roupas fiquem amassadas, mas também tornando impossível a organização da bagagem durante toda a viagem”, afirma a personal organizer Aline Delavy.

Segundo a especialista, arrumar a mala de viagem de forma correta gera um espaço extra e ainda possibilita que a viajante não perca tempo durante o passeio procurando por aquela blusinha que nem lembra se levou ou não.

AnaMaria lista algumas dicas da personal organizar para organizar a mala de maneira mais eficiente.  Confira!

  • Para uma viagem longa, comece a preparar a mala alguns dias antes da data de partir;
  • É importante investir em alguns itens organizadores de mala, não só para ajudar no momento de arrumar a bagagem, mas para facilitar sua vida durante o passeio;
  • Sacos a vácuo são muito práticos e economizam um espaço valioso. Use-os, principalmente em viagens para regiões de frio para casacos volumosos que não amassam.
  • Coloque tudo dentro de saquinhos de pano. Não deixe nada solto, pois assim você pode perder itens dentro da mala.
  • A regra geral é: tudo que é pesado, como a nécessaire, vai no fundo e na parte de baixo (perto das rodinhas) da mala. Assim, eles não amassam o resto. No topo e na superfície, coloque o que for mais leve.
  • Dê preferência aos secadores portáteis, que, geralmente, são bivolt. “Atualmente, como as pessoas estão valorizando a naturalidade, este item pode ser deixado em casa”.

COMPONDO A MALA

1. Sacos a vácuo: coloque os casacos grandes e que não amassam em sacos a vácuo e distribua sobre o fundo da mala. Inclua também as bolsas que usará durante a viagem.

2. Calças: estenda as calças, deixando as pernas para fora da mala. Isso evita que elas fiquem marcadas em algumas áreas.

3. Saquinhos para roupas: Esta é uma ótima maneira de organizar a mala. Use-os para separar famílias de roupas, como:

  • Pijamas
  • Lingerie
  • Blusinhas
  • Camisetas
  • Saias
  • Moletons e shorts

4. Sapatos: devem ser colocados em sacos individuais, com ou sem a meia dentro (para evitar que amassem). "Tudo deve ficar em um formato meio quadrado, com um salto para cima e outro para baixo", ensina a personal organizer. Coloque-os nas laterais da mala, forrando toda a parede.

5. Laterais: em seguida, é hora de preencher as laterais com todos os itens que não amassam. Encontre os buracos e vá acomodando biquínis, lingerie, meias, cachecóis, luvas, toucas, cintos, roupas de dry fit, etc., tudo armazenado em sacos de pano.

6. Pernas das calças: depois de preencher todas as laterais, dobre as pernas das calças que ficaram para fora, "abraçando" todo o conteúdo da mala. Abotoe o elástico da mala.

7. Roupas delicadas: por cima de tudo, disponha as roupas que mais amassam, que geralmente são os vestidos, saias, blusinhas delicadas, como as de cetim, etc.

8. Nécessaire: leve somente o essencial, como protetor solar, shampoo/condicionador, desodorante, creme hidratante facial e corporal e dois batons. Para os remédios faça outro nécessaire só com os medicamentos básicos.