AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Família/Filhos / Coronavírus

Veja 7 dicas para entreter as crianças menores durante o confinamento

Sem ideias? Sugerimos algumas brincadeiras para você entreter os menorzinhos durante a quarentena

Da Redação Publicado em 26/03/2020, às 18h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Usar o jardim ou a sala de casa pode ser uma ótima opção! - Alfredo Venegas por Pixabay
Usar o jardim ou a sala de casa pode ser uma ótima opção! - Alfredo Venegas por Pixabay

O confinamento social vem sendo intensamente recomendado para evitar a disseminação do novo coronavírus. Contudo, viver em quarentena pode ser desafiador, especialmente para quem tem criança em casa.

Os pais até tentam entreter os pequenos, mas nem sempre é possível acompanhar o ritmo, ainda mais quando não existe a possibilidade de levá-los a espaços públicos, como parques, cinemas ou centros culturais.

Na visão da professora titular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Márcia Marques, que é membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN), mesmo dentro de casa é possível divertir as crianças, aproximando-as da natureza e propondo atividades saudáveis.

Segundo ela, é possível abordar cuidados diários que podemos ter com o meio ambiente, e ainda entretê-los, dentro de nossas próprias casas. "São sementes que podemos colocar no imaginário, ajudando a criar memórias afetivas nas crianças, que vão crescer com essas lições de conservação ensinadas pelos pais", ressalta.

AnaMaria Digital separou algumas dicas para você!

1. ACAMPAMENTO
A ideia pode ser feita no quintal ou na sala. No último caso, você pode criar um cenário de floresta, utilizando vasos com plantas para ajudar a aflorar a criatividade dos pequenos.

2. PIQUENIQUE
Aproveite o cenário do acampamento e proponha um mini piquenique. Separe uma toalha colorida, uma cestinha e coloque dentro frutas, sucos naturais, biscoitos e alimentos novos que as crianças possam experimentar.

3. CAÇA AO TESOURO SENSORIAL
Para esta brincadeira, selecione cinco ou mais elementos com texturas diferentes: liso, aveludado, áspero ou macio. Para isso, você pode usar folhas, flores e outras plantas.

4. MINI-HORTA
Quem nunca plantou um feijão no algodão? Essa horta pode ser feita na varanda, no quintal ou na cozinha, adaptando um espaço para pequenos vasos. Com a mini-horta, é possível ensiná-los a cuidar de cada espécie, seja plantando frutas, legumes, verduras ou ervas, além de estimular a alimentação saudável com produtos naturais plantados e colhidos pela família.

5. PULSEIRA VIVA
Cozinhar: Outra forma de estimular a alimentação saudável e o consumo de produtos naturais é estimular que o seu filho cozinhe com você. É possível fazer lanches simples, como uma salada de frutas, que o ajudará a descobrir novos sabores e ter hábitos mais saudáveis.

6. CAÇA ÀS CORES
Simples, esta brincadeira ajuda as crianças a identificarem e aprenderem novas cores ao seu redor. Procure opções variadas em plantas, alimentos ou bichinhos com diferentes cores dentro de casa. Eles podem se surpreender com a diversidade que existe na natureza.

7. BRINQUEDOS DE SUCATA
Aproveitando embalagens vazias, caixas e objetos quebrados é possível estimular a criatividade das crianças montando brinquedos ou novos objetos associados a elementos naturais, como animais, pedras e plantas.