AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Família/Filhos / Família

Veja dicas que te ajudam a preparar os filhos para voarem

Estimular o estudo, falar sobre igualdade entre os sexos e ensinar respeito à diversidade é o caminho

Júlia Arbex Publicado em 25/05/2019, às 14h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
É normal que os pequenos encontrem algumas dificuldades ao longo da vida - Banco de Imagem/Getty Images
É normal que os pequenos encontrem algumas dificuldades ao longo da vida - Banco de Imagem/Getty Images

Todo pai e mãe deseja sucesso para a vida do filho. Isso não se refere necessariamente à fama, dinheiro ou poder. “Uma pessoa bem-sucedida é aquela que se sente realizada, vive com qualidade e equilíbrio, e está tão bem consigo mesma como com os outros”, diz a educadora Andrea Ramal. 

No livro Filhos Bem-Sucedidos (Editora Sextante, R$ 27,90*), Andrea explica aos pais como implementar no dia a dia sete fatores-chave capazes de garantir que os pequenos tirem o melhor proveito da formação recebida em casa. Pronta para o desafio?

Estimule uma atitude empreendedora
Esse é o ponto de partida, pois tudo depende da postura que se tem diante da vida e da nossa vontade ou não de ir em frente e progredir. A atitude empreendedora faz com que os filhos queiram se desenvolver mais e construir passo a passo o próprio caminho.

Dê valores essenciais para o futuro
Em um mundo como o de hoje, permeado de discussões sobre sustentabilidade, igualdade entre os sexos, cooperação e respeito à diversidade, é preciso dar atenção aos valores adequados ao nosso tempo.

Escolha bem a escola
O colégio é parceiro dos pais na educação, pois lá as crianças passam, no mínimo, quatro horas por dia. Considerando isso, avalie, portanto, que instituição pode atender melhor o seu pequeno e qual tem mais afinidade com a sua visão educacional.

Ensine a criança a estudar
Com planejamento, organização, foco e ferramentas adequadas, é possível fazer com que as horas dedicadas ao autodesenvolvimento sejam muito mais produtivas.

Acompanhe o trabalho do colégio
Pesquisas comprovam que quanto mais os pais se envolvem na vida escolar do filho, melhor é o desempenho da criança no âmbito educacional.

Aconselhe o seu filho
É normal que os pequenos encontrem algumas dificuldades ao longo da vida. Elas podem ser tanto acadêmicas (provas, recuperação e mudança de escola) quanto comportamentais ou ligadas ao relacionamento com os outros.

Vá além do ensino escolar: em um mundo competitivo, como seu filho vai se destacar? “Se os pais oferecem uma formação também fora da escola, isso funcionará como acelerador da capacidade de aprender e será um diferencial na vida profissional”, conclui.