AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Família/Filhos / Animal de estimação

Viajando com o pet? Confira dicas de como deixar o trajeto mais tranquilo

Pet à bordo: veja dicas de como deixar a viagem mais tranquila

Da Redação Publicado em 04/01/2020, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O pet se sente mais seguro quando identifica os próprios objetos em outro local e isso facilita a adaptação para os primeiros dias - Banco de Imagem/Getty Images
O pet se sente mais seguro quando identifica os próprios objetos em outro local e isso facilita a adaptação para os primeiros dias - Banco de Imagem/Getty Images

Se você ainda não tem o costume de levar o seu animal para as viagens ou tem algum receio por conta da adaptação, seguem algumas dicas que podem ajudar: 

  • Leve todos os itens que já fazem parte da rotina dele (caminha, coberta, brinquedos, potes de água/ração, tapete higiênico). O pet se sente mais seguro quando identifica os próprios objetos em outro local e isso facilita a adaptação para os primeiros dias. 
  • Escolha um local parecido com o da sua casa para nomear como o “banheirinho” dele. Ou seja, se ele faz as necessidades no jornal que fica na área de serviço da sua residência, estabeleça um local bastante semelhante nessa casa de temporada. Para ajudá-lo a achar o local, coloque um jornal com um pouquinho de xixi dele e o recompense com um petisco quando fizer certo. 
  • Por ser um ambiente novo, pode ser que no início ele tenha receio de ficar sozinho e chore quando você for sair. Monte um ambiente confortável com objetos que ele reconheça. Faça um passeio mais longo para que fique cansado e deixe que relaxe no novo cantinho. Evite despedidas e chegadas muito calorosas, isso só aumenta a ansiedade. 
  • Mantenha os horários de alimentação e evite dar alimentos que não fazem parte da dieta do pet. É muito frequente animais apresentarem vômitos ou diarreias em viagens por terem acesso a alimentos perigosos que os tutores acabam fornecendo nesses dias de temporada sem saber que poderiam fazer tão mal. 
  • Apenas viaje com seu pet se ele estiver com as vacinas em dia e vermifugado corretamente. Mudanças na rotina podem diminuir a imunidade, portanto estar com ele protegido é essencial para garantir a saúde do seu animal.

Se você seguir todas as dicas, provavelmente, a viagem será inesquecível e, certamente, você voltará com ele mais vezes para ter momentos de muita alegria e brincadeiras. 

MARCELA BARBIERI BORO, zootecnista, médica veterinária, adestradora e franqueada da Cão Cidadão.