AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Você e a garotada: a tecnologia na infância

Em primeiro lugar, pergunte-se qual a necessidade desse aparelho para uma criança de 7 anos

Dra. Deborah Moss Publicado em 14/07/2016, às 16h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Você e a garotada: a tecnologia na infância - Shutterstock
Você e a garotada: a tecnologia na infância - Shutterstock
"Os amiguinhos do meu filho de 7 anos já têm celular. Acho cedo demais. Qual a idade certa para dar esse tipo de aparelho às crianças?”

K.L., por e-mail


Em primeiro lugar, pergunte-se qual a necessidade desse aparelho para uma criança de 7 anos. Os amigos do seu filho usam porque precisam? Por exemplo, os pais são separados e esta é a maneira de se manterem conectados ou a criança já fica sozinha a tarde toda no clube? Outra coisa a ser levada em conta é se o seu filho tem maturidade pra se responsabilizar por um aparelho caro (ele não vai querer um simples, sem recurso algum), em que a chance de perder ou quebrar é grande nesta idade. Fora o custo da conta! O objetivo principal do celular é ser um meio de comunicação. Neste sentido, além de maturidade, responsabilidade e controle, seu
filho deve ter a necessidade de um. Caso contrário, será apenas mais um brinquedo moderno. Diferentemente de nós, adultos, que somos turistas deste mundo tecnológico, as crianças parecem que já nascem sabendo. Na realidade, desde muito pequenos são estimulados. Até os móbiles do berço hoje em dia já têm recursos cada vez mais sofisticados. Pensando nisso, devemos estabelecer
na rotina dos pequenos uma diversidade de atividades que inclua, além da tecnologia, o lazer ao ar livre, brincadeiras que envolvam movimento e, de preferência, outras crianças. O risco é que os pequenos desta geração tenham, desde muito cedo, uma vida sedentária, em que passam o dia na TV, no tablet e no videogame, interagindo virtualmente com seus amigos. As consequências disso na vida adulta são bem sérias.



Dra. Deborah Moss - neuropsicóloga especialista em comportamento e desenvolvimento infantil e mestre em psicologia do
desenvolvimento pela Universidade de São Paulo (USP). Consultora do sono certificada pelo International Maternity and Parenting Institute, no Canadá.



Envie suas perguntas para dra. Deborah Moss pelo e-mail anamaria@maisleitor.com.br