"Por que os filhos precisam
de ajuda para fazer a lição
de casa? E, caso for preciso,
qual o tipo de ajuda? Na cobrança
em executar esta tarefa? Na
organização? No conteúdo?” T. G., por e-mail
A lição é DE casa e não DA casa.
O objetivo das tarefas enviadas
pela escola tem (ou deveriam ter)
como principal objetivo reforçar o
aprendizado adquirido em sala de
aula, além de estimular a autonomia
e o senso de responsabilidade. A
“ajuda” da família deveria ser, então,
fornecer o direcionamento, dando
o suporte para a criança realizar a
lição por ela mesma, já que faz parte
de suas obrigações diárias. É preciso
tomar o cuidado de não fazer a tarefa
pelos filhos. E isso pode acontecer
de modo sutil, quando, por exemplo,
percebem que o pequeno cometeu
um engano e tentam consertá-lo.
O “erro” é parte importante na
aprendizagem. Trilhar junto com
o aluno o caminho do raciocínio até
o resultado o coloca como agente
ativo na construção do conhecimento.
Ao entender o que e como errou, ele
saberá a forma de se autocorrigir e
acertar na próxima vez. Tendo dúvidas
em relação ao seu papel, como pais,
na hora da lição, fale com a escola.
Assim, ficará claro até onde cabe
ajuda e qual o limite deste auxílio.
Algumas crianças precisam, às vezes,
de um “empurrãozinho”. Nestes casos,
faça COM o seu filho e não PARA ele.
É importante conversar sobre o
que os filhos aprenderam na escola.
Aproveite os momentos em família
para incluir os temas trabalhados em
sala de aula e se coloque disponível
em caso de dúvidas pontuais em
relação à matéria. Quem sabe,
o seu filho entenda que ele pode
contar com seu apoio, sem se
apoiar em você para fazer as
tarefas que são dele – e não suas.
Se for para
ajudar, incentive
a autonomia
da criança.
Defina junto
com seus filhos
o combinado
em relação às
tarefas escolares:
✎ Momento
da execução.
✎ Local da
casa: tranquilo
e quieto.
✎ Organização
dos materiais.
Acompanhar a lição
de casa é diferente
de ajudar e pode ser
uma forma de os pais
saberem o que vem sendo
ensinado na escola, o que
o filho está aprendendo,
em quais disciplinas ele
tem mais dificuldades...
E se precisa ou não
de aulas de reforço.
Dra. Deborah Moss
neuropsicóloga especialista em
comportamento e desenvolvimento
infantil e mestre em psicologia do
desenvolvimento pela Universidade de
São Paulo (USP). Consultora do sono
certificada pelo International Maternity
and Parenting Institute, no Canadá.
Envie suas perguntas para
dra. Deborah Moss pelo
e-mail anamaria@maisleitor.com.br