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Você e a garotada: Pais devem ajudar na lição?

A lição é DE casa e não DA casa!

Dra. Deborah Moss Publicado em 19/07/2017, às 10h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

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Você e a garotada: Pais devem ajudar na lição? - iStock
Você e a garotada: Pais devem ajudar na lição? - iStock
"Por que os filhos precisam de ajuda para fazer a lição de casa? E, caso for preciso, qual o tipo de ajuda? Na cobrança em executar esta tarefa? Na organização? No conteúdo?” 
T. G., por e-mail

A lição é DE casa e não DA casa. O objetivo das tarefas enviadas pela escola tem (ou deveriam ter) como principal objetivo reforçar o aprendizado adquirido em sala de aula, além de estimular a autonomia e o senso de responsabilidade. A “ajuda” da família deveria ser, então, fornecer o direcionamento, dando o suporte para a criança realizar a lição por ela mesma, já que faz parte de suas obrigações diárias. É preciso tomar o cuidado de não fazer a tarefa pelos filhos. E isso pode acontecer de modo sutil, quando, por exemplo, percebem que o pequeno cometeu um engano e tentam consertá-lo. O “erro” é parte importante na aprendizagem. Trilhar junto com o aluno o caminho do raciocínio até o resultado o coloca como agente ativo na construção do conhecimento. Ao entender o que e como errou, ele saberá a forma de se autocorrigir e acertar na próxima vez. Tendo dúvidas em relação ao seu papel, como pais, na hora da lição, fale com a escola. Assim, ficará claro até onde cabe ajuda e qual o limite deste auxílio. Algumas crianças precisam, às vezes, de um “empurrãozinho”. Nestes casos, faça COM o seu filho e não PARA ele. É importante conversar sobre o que os filhos aprenderam na escola. Aproveite os momentos em família para incluir os temas trabalhados em sala de aula e se coloque disponível em caso de dúvidas pontuais em relação à matéria. Quem sabe, o seu filho entenda que ele pode contar com seu apoio, sem se apoiar em você para fazer as tarefas que são dele – e não suas.

Se for para ajudar, incentive a autonomia da criança. Defina junto com seus filhos o combinado em relação às tarefas escolares: 
✎ Momento da execução. 
✎ Local da casa: tranquilo e quieto. 
✎ Organização dos materiais.


Acompanhar a lição de casa é diferente de ajudar e pode ser uma forma de os pais saberem o que vem sendo ensinado na escola, o que o filho está aprendendo, em quais disciplinas ele tem mais dificuldades... E se precisa ou não de aulas de reforço.


Dra. Deborah Moss neuropsicóloga especialista em comportamento e desenvolvimento infantil e mestre em psicologia do desenvolvimento pela Universidade de São Paulo (USP). Consultora do sono certificada pelo International Maternity and Parenting Institute, no Canadá.

Envie suas perguntas para dra. Deborah Moss pelo e-mail anamaria@maisleitor.com.br