AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Você sabe quando procurar um pronto socorro infantil? Veja seis sinais

Emergências pediátricas são os locais mais adequados para o atendimento da criança

Da Redação Publicado em 27/12/2020, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Quando realmente é necessário procurar a emergência? - Public Co/Pixabay
Quando realmente é necessário procurar a emergência? - Public Co/Pixabay

Febre, quedas, intoxicações. Você sabe quando levar seu filho ao pronto atendimento? A facilidade de ter um serviço médico aberto 24h por dia, todos os dias da semana, faz com que os pais procurem o local por qualquer alteração no comportamento da criança. Mas quando realmente é necessário procurar a emergência?

De acordo com o pediatra, Mário Ferreira Carpi, coordenador do pronto-socorro infantil do Hospital Águas Claras, o principal motivo pelo qual os pais levam seus filhos ao local é a febre, decorrente de infecções. “As crianças chegam febris e é difícil para os pais identificarem o motivo, ainda mais quando são pequenas e incapazes de expressarem o que sentem”, relata.

Em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria, AnaMaria Digital aponta seis motivos para levar a criança ao pronto-socorro. Confira!

1 - FEBRE
Este é o sintoma mais comum e que possui diversas causas. Felizmente, pode ser tratada em casa, com o uso de um antitérmico receitado pelo médico da criança. Como o remédio tem efeito em até 50 minutos, o recomendado é aguardar. Se o sintoma persistir após 72 horas ou a criança apresentar apatia em qualquer momento, porém, é hora de levá-la ao hospital.

2 - DIARREIA 
Outro sintoma comum, a diarreia pode surgir por diversas causas. O problema é a criança ficar desidratada devido à perda de líquidos e sais. Continuar apática e abatida enquanto está com o desarranjo intestinal é sinal de alerta para os pais. Os sintomas mais tradicionais da desidratação são os lábios e a língua seca, a diminuição e o escurecimento da urina e os olhos fundos. É importante observar também se não há um quadro de vômitos, já que isso representa que ela está rejeitando líquidos, favorecendo a desidratação.

3 - PROBLEMAS DE RESPIRAÇÃO
Os pais precisam estar atentos com a parte respiratória da criança. Se, ao realizar atividades habituais,ela fica ofegante ou parece "cansada" como se tivesse feito alguma atividade física, pode ser sinal de algo mais grave, como doenças respiratórias e infecciosas. Se os pais notarem que o pequeno está fazendo esforço para respirar ou apresentar respiração ruidosa, devem procurar o pronto socorro imediatamente.

4 - ALERGIA 
Manchas e coceiras podem ser sinais de alergia, sendo recomendado aos pais consultarem imediatamente o pediatra. Entretanto, só vá até a emergência se ela apresentar problemas para respirar, tontura, apatia, palidez, ou se as lesões de pele começarem a formar placas. Chiado e tosse rouca são outros sintomas a serem observados. É preciso ter atenção a inchaços na garganta e lábios, além de sinais de choque anafilático.

5 - CORTES E QUEDAS
É necessário observar a profundidade e quantidade de sangue sendo perdido em caso de cortes. Em relação a quedas, vale ficar de olho se a criança, após a batida, apresenta: sonolência, vômitos, dor de cabeça ou qualquer outra anormalidade. Esses são sinais para se deslocarem ao hospital. Caso ela esteja abatida, principalmente se for muito ativa, também é recomendado levá-la ao pronto-socorro.

6 - INTOXICAÇÃO
Qualquer tipo de contato com substâncias tóxicas é motivo para levar a criança imediatamente ao hospital. Não é recomendada a indução de vômitos. Também é importante levar o rótulo do produto para fornecer ao médico detalhes que poderão ajudar no tratamento.