AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / Cinema

Após perder fala, ator Val Kilmer volta a se comunicar com simulador de voz

Programa de Inteligência Artificial ajudou o ator a falar depois de 4 anos

Da Redação Publicado em 24/08/2021, às 12h13 - Atualizado às 12h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O ator Val Kilmer, estrela de 'Batman & Robin' - Reprodução/Instagram
O ator Val Kilmer, estrela de 'Batman & Robin' - Reprodução/Instagram

O ator norte-americano Val Kilmer, conhecido por estrelar grandes filmes de ação nos anos 1990, falou pela primeira vez após quatro anos, com a ajuda de uma nova inteligência artificial que simula sua voz. As informações são do portal Olhar Digital.

Em 2017, ele foi diagnosticado com um câncer na garganta, e se submeteu a diversos tratamentos como quimioterapia, radioterapia e traqueostomia, sendo o último procedimento o responsável por fazê-lo perder a capacidade de falar.

A empresa Sonantic, desenvolvedora da inteligência artificial, trabalhou lado a lado do ator para conseguir recuperar sua voz. Para isso, foi preciso sincronizar diversas gravações antigas da voz do artista de 61 anos. Mesmo com seu teor robótico, os cientistas afirmam que a voz é semelhante à de Val.

Seu último projeto foi um documentário sobre seus 40 anos de carreira no cinema. Na divulgação do filme, lançado em julho de 2020 e disponível no Amazon Prime Video, ele comentou as dificuldades da fala após a doença.

"Fui atingido por um câncer na garganta. Após receber tratamento, minha voz, como eu a conhecia, foi tirada de mim”, afirmou.