AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / Poder!

''Atitudes de capitães do mato’’, diz Taís Araújo sobre polêmica envolvendo Aguinaldo Silva

Atriz se pronunciou sobre o tema ao comentar a postagem de Ícaro SIlva

Da Redação Publicado em 27/08/2021, às 14h11 - Atualizado às 14h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Taís Araújo e Ícaro Silva foram dois dos atores que criticaram fala de Aguinaldo Silva - Instagram/@icaro | Instagram/@aguinaldofsilva | Instagram/@taisdeverdade
Taís Araújo e Ícaro Silva foram dois dos atores que criticaram fala de Aguinaldo Silva - Instagram/@icaro | Instagram/@aguinaldofsilva | Instagram/@taisdeverdade

Um dos temas que mais causou burburinho na internet nos últimos dias foi o novo ensaio fotográfico de Beyoncé e do marido, Jay-Z. Para produzir as imagens, a cantora usou um colar de diamantes da marca Tiffany avaliado em R$160 milhões, se tornando a primeira mulher negra a usar a joia.

Apesar do ato ser simbólico sob o ponto de vista da representatividade, o autor Aguinaldo Silva menosprezou a situação e declarou que a artista fazia parte de uma ‘elite branca’. Acontece que essa fala incomodou uma série de famosos negros. Um deles foi o ator Ícaro Silva, que escreveu um texto criticando o escritor - sendo apoiado pela atriz Taís Araújo.

Na ocasião, o criador da novela ‘Fina Estampa’ declarou que o ato da norte-americana não representava justiça social. "Joelly tem 37 anos, é negra, diarista, mãe de três filhos e nenhum pai para ajudar a criá-los. Fico aqui a imaginar o que lhe passa pela cabeça quando ela lê notícias como essa sobre o colar milionário de Beyoncé. Gente, vamos cair um pouco na real, tá legal?", afirmou.

Ícaro, por sua vez, disparou que o autor não pode falar por nenhuma mulher negra. “Não nos conhecemos e é provável que isso nunca aconteça, dado que já sou muito grande para os papéis medíocres reservados aos pretos em suas obras (...) Você não sabe de Joelly, Aguinaldo. Não sabe nada de Jô, nem de Beyoncé. É visível que não”, disse, em um trecho da postagem.

“Seu olhar viciado sobre a sociedade brasileira, expresso em novelas ainda hoje tão embranquecidas, não contempla nossa história, tampouco nosso tamanho. Eu quero Beyoncé carregada de diamantes, Aguinaldo. Quero ve-la coberta da cabeça aos pés das pedras mais preciosas já roubadas do continente africano pelos europeus”, continuou.

Taís Araújo expressou seu apoio na sessão reservada para comentários. “Te amo, Ícaro! Obrigado por escrever tudo que eu acredito e sobre quem me inspiro. Viva às mulheres negras desse país e do mundo!”, destacou.

“E que nós possamos ter e ser tudo o que queremos e sonhamos sem nos preocupar com os olhos, línguas, julgamentos e atitudes de capitães do mato porque esse tempo já acabou. Atenção galera da patrulha das conquistas negras: quem determina o que a gente pode ou não, somos nós. Aprendam, entendam, e aceitem que dói menos. Beijos de luz!”, encerrou a atriz, que até recriou o registro de Beyoncé com o marido, Lázaro Ramos. “Eu te amo, obrigado pelos caminhos abertos na base do poder”, respondeu Ícaro.

Vale lembrar que Jessica Ellen foi outra atriz que se pronunciou sobre a polêmica.