AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / Saúde

Brasil já tem dois casos suspeitos de varíola dos macacos

Episódios de varíola dos macacos em análise são de Santa Catarina e Ceará, segundo Ministério da Saúde

Da Redação Publicado em 30/05/2022, às 17h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Um terceiro caso está sendo investigado no Rio Grande do Sul - CDC/BRIAN W.J. MAHY
Um terceiro caso está sendo investigado no Rio Grande do Sul - CDC/BRIAN W.J. MAHY

Dois casos suspeitos da varíola dos macacos, zoonose viral capaz de infectar humanos, estão sendo investigados no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, os episódios foram identificados em Santa Catarina e no Ceará.

Em nota, o ministério informou que está em contato com os estados para apoiar no monitoramento e nas ações de vigilância da doença. Os pacientes “seguem isolados e em recuperação, sendo monitorados pelas equipes de vigilância em saúde. A investigação dos casos está em andamento e será feita coleta para análise laboratorial", disse.

Além disso, na última segunda-feira (23), a pasta criou uma Sala de Situação para monitorar o cenário da doença no país. “A medida tem como objetivo elaborar um plano de ação para o rastreamento de casos suspeitos e na definição do diagnóstico para a doença”, informou.

TERCEIRO CASO

Um terceiro caso, que pode ser suspeito, está sendo investigado no Rio Grande do Sul, segundo o ministério. “A reavaliação está sendo feita de acordo com os critérios de definição. Até o momento, não há confirmação do rumor como caso suspeito", esclareceu.

A Secretaria Estadual de Saúde do estado afirmou que o indivíduo tem “história de viagem”, mas a suspeita ainda não foi comprovada, visto que um outro diagnóstico foi realizado. “Isso a princípio descartaria o caso. Então, não temos a definição se vai entrar como caso suspeito, pois ainda está em investigação", explicou o órgão.