AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / Comunicado

Comissão de Ética da ABI condena Leo Dias por “exploração midiática” de Klara Castanho

A Comissão de Ética da ABI emitiu um comunicado em que se posicionou contra a atitude de Leo Dias

Da Redação Publicado em 28/06/2022, às 19h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A ABI considera antiética a conduta de Leo Dias - Reprodução/Twitter
A ABI considera antiética a conduta de Leo Dias - Reprodução/Twitter

A Comissão de Ética dos Meios de Comunicação da ABI (Associação Brasileira de Imprensa) emitiu, nesta terça-feira (28), um comunicado em que condenou a “exploração de vítimas de violência sexual” por jornalistas e veículos de comunicação. 

A nota foi direcionada ao colunista Leo Dias, do Metrópoles, que expos na mídia a gravidez de Klara Castanho após ter sofrido estupro. 

“Mais um estupro. Mais um crime contra a mulher a impulsionar a audiência de blogs e portais. A Comissão de Ética dos Meios de Comunicação da Associação Brasileira de Imprensa vem a público manifestar sua indignação diante do comportamento antiético de jornalistas e diretores de portais e demais veículos de comunicação que exploram casos de vítimas de violência sexual para ampliar o número de seguidores virtuais”, disse a nota.

Em seguida, a Comissão afirmou que o jornalismo não pode compactuar com a conduta de Leo Dias: “O jornalismo não pode compactuar nem com o crime, nem com sua exploração midiática. A ABI adverte em específico o jornalista Leo Dias: mesmo o tipo de jornalismo que ele faz deve respeitar certos limites éticos”.

Por fim, dedicou solidão à atriz e ressaltou a importância do respeito humano, acima da busca por cliques. “A ABI também manifesta sua solidariedade à atriz Klara Castanho e familiares. Esperamos que os meios de comunicação compreendam, de uma vez por todas, que o respeito humano vale mais que a busca de audiência – vale mais que um clique”, completou.