AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / Saudades

Dedé Santana relembra morte de Zacarias: ''Tava todo desfigurado''

Humorista ficou internado por nove dias e foi vítima de uma insuficiência pulmonar aos 55 anos

Da Redação Publicado em 13/09/2021, às 12h45 - Atualizado às 12h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Zacarias e Dedé Santana eram parte do 'Trapalhões' - Reprodução
Zacarias e Dedé Santana eram parte do 'Trapalhões' - Reprodução

Dedé Santana relembrou detalhes da morte do amigo e humorista Mauro Gonçalves, o Zacarias, ao participar do Real Podcast. Na ocasião, o veterano afirmou que ele, Renato Aragão e Mussum cogitaram acabar com o grupo Trapalhões, mas desistiram após receberem os conselhos de Chico Anysio.  

"O Renato falou 'nós temos uma mesa, se cortar uma perna ela vai tombar. Então, vamos parar", contou o humorista. Ele revelou que a questão com Zacarias aconteceu na primeira vez que o quarteto tirou férias de um mês inteiro do programa que faziam na TV Globo. Dedé, no entanto, notou que o amigo estava estranho. 

"Ele já vinha meio doente, fazia uns regimes malucos porque não queria engordar (...) deixou de comer", relembrou. Com o período livre, Dedé explicou que o grupo resolveu gravar um filme com poucas gravações, o 'Escola Atrapalhada', que contava com nomes como Supla, Angélica e Gugu Liberado no elenco.

"As maiores cenas eram comigo e eu senti que ele tava... [frágil] e falava: 'deixa que eu faço isso' e tal. Eu falei 'olha, o Mauro [verdadeiro nome de Zacarias] tá ruim'", contou o humorista. Os amigos, então, perguntaram se Zacarias estava indo ao médico e ele afirmava que sim e que estaria bem em breve.

DESAPARECEU
No entanto, com o fim das gravações do filme, o ator sumiu. "Procuramos e não achávamos na casa dele e nem em lugar nenhum. Já tava pra voltar o programa e cadê o Zacarias? Sumiu. Até que uma pessoa falou pra gente 'ele tá em casa, mas ele não atende ninguém, ele só atende o fulano', que era um cara que trabalhava com a gente."

Sabendo onde o humorista estava, Dedé se reuniu com Renato e Mussum para irem até a casa do amigo. "Quando abriu a porta, ele viu a gente e não tinha como... tava a pele e osso, desfigurado", recordou.

Com a situação do humorista, eles resolveram levá-lo ao médico. "Mas não teve jeito", disse Dedé. Zacarias morreu de insuficiência respiratória em março de 1990, aos 55 anos, após ficar internado por nove dias: "O Chico Anysio que convenceu a gente de continuar, ele novamente na vida da gente."