AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / Famosos

Dia da Língua Portuguesa: atriz Simone Zucato e famosos incentivam leitura infantil em projeto

Para este ano, o projeto reuniu diversas personalidades de ramos artísticos distintos

Da Redação Publicado em 09/06/2021, às 17h19 - Atualizado em 10/06/2021, às 13h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A atriz Simone Zucato - Divulgação
A atriz Simone Zucato - Divulgação

A atriz Simone Zucato, ao lado de diversos famosos, decidiram celebrar o Dia da Língua Portuguesa, comemorado no próximo dia 10 de junho. Ao lado de Érika Januzza, Bel Kutner, Renato Prieto e Totia Meirelles, ela participa do projeto ‘Lê Pra Mim?’, que incentiva a leitura de livros infantis brasileiros.

Sempre  haverá um livro novo lido por um artista no canal ‘Projeto Lê Pra Mim?’ (YouTube), oferecendo histórias para os pequenos que estão em casa, hospitais, creches, orfanatos e alunos em atividades educacionais remotas. A trilha sonora é da compositora Thereza Tinoco e a direção e edição dos vídeos é de Marcelo Aouila.

Nesta edição, participam Kutner, Dhi Ribeiro, Januza, João Cláudio Moreno, Renato Prieto, Sandra Pêra, Zucato, Totia Meireles, Zéu Britto e mais dois nomes surpresas. Os títulos com os respectivos leitores, autores, ilustradores, editoras e as datas em que estarão disponíveis para assistir serão descritos na programação do canal e irão até dia 20 de junho.

“A leitura tem um papel fantástico: o de nos permitir viver outras vidas.  Mais do que nunca estamos vivendo tempos em que as pessoas precisam se colocar no lugar do outro, buscar entender as necessidades do outro, as situações. Sem falar que quando você se depara com todos os universos aos quais os livros nos levam, nos tornamos capazes de almejar o que podemos ou não realizar em  nossas vidas", diz Zucato à AnaMaria Digital.

"Ler um livro com uma criança é um ato de amor. A leitura permite o  desenvolvimento infantil e traz memórias e sentimentos que marcam a vida de uma pessoa que está em desenvolvimento e que terá um papel importante no mundo de amanhã. É de extrema importância estimularmos a leitura desde a infância, de lermos com as nossas crianças", completa a atriz.

"LÊ PRA MIM?"

Lançada em 2016, em parceria com a KFilmes, e dirigida por Toco Jungstedt, a primeira temporada de 11 vídeos teve trilha sonora composta exclusivamente por Thereza Tinoco. O resultado obtido é de 660 mil visualizações e 17 mil curtidas, somando-se todas as exibições dos vídeos do canal “Projeto Lê Pra Mim?”

Idealizado pela atriz Sônia de Paula e produzido por Marcelo Aouila, sócios na empresa Somar Ideias, o projeto “Lê pra mim?” teve início em janeiro de 2010, no Rio de Janeiro. A partir de então, foram realizadas 31 edições presenciais. Circulou por 16 cidades e mais de 600 artistas e personalidades já participaram dos encontros literários. Até maio de 2019 foram beneficiadas 28 mil crianças e 27 mil livros foram comprados e distribuídos.