AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / Diva!

Eliana debate preconceito por idade e explica o termo “etarismo”

A apresentadora ainda enumerou comentários maldosos e frequentemente feitos para mulheres

Da Redação Publicado em 26/06/2022, às 20h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Eliana ainda propôs uma forma de rebater este comportamento e mudar a mentalidade - Reprodução/Instagram
Eliana ainda propôs uma forma de rebater este comportamento e mudar a mentalidade - Reprodução/Instagram

Elianarefletiu, por meio de seu perfil no Instagram, sobre o etarismo, o preconceito baseado na idade das pessoas, e enumerou comentários maldosos frequentemente feitos para mulheres mais velhas.

A apresentadora do SBT começou explicando o termo: “Para quem ainda não conhece, “etarismo” é quando uma pessoa julga, zomba ou duvida da capacidade de outra simplesmente por conta da sua idade”.

“Esse tipo de preconceito muitas vezes é tolerado no dia a dia devido à falta de informação que as pessoas possuem sobre ele”, revelou.

A modo de exemplo, no vídeo, Eliana enumerou alguns comentários considerados preconceituosos: "Você até que é bonita pra sua idade", "você não tem idade para usar isso", "Você tá muito velha pra ser mãe" e "Solteira nessa idade? Vai ficar pra titia".

Na legenda, ela rebateu essas ideias e expôs o que pensa sobre o envelhecimento: “É claro que, ao longo do tempo, é comum surgirem dificuldades na vida. Mas toda pessoa tem o direito de envelhecer sem precisar ouvir comentários maldosos! Ficar mais velha significa se tornar mais madura, sábia e segura. E isso é lindo!”.

Por fim, a apresentadora propôs uma forma de rebater este comportamento e mudar a mentalidade: “Vamos focar nos discursos que elevam a autoestima? Lembrando que todo mundo vai envelhecer um dia. Quem não envelhece morre cedo. Viva a vida!”.

Nos comentários, vários seguidores e artistas aplaudiram o texto de Eliana, elogiando a postura dela e a publicação feita.

“Linda”, escreveu Ary Fontoura, junto de vários emoticons de coração. Já a atriz Taisa Pelosi mostrou sua admiração pela colega com vários emojis de aplauso.

Os fãs também não ficaram para trás: "Só mesmo uma mulher maravilhosa, segura de si seria capaz de ajudar outras mulheres a terem autoestima", escreveu uma delas. "Melhor mensagem do dia", revelou outra.

Confira o vídeo feito por Eliana:

REVELAÇÃO

Eliana abriu o jogo sobre a relação que mantém com Silvio Santos e os demais apresentadores do SBT, como Ratinho e Celso Portiolli. Segundo ela, cada um cumpre suas obrigações profissionais na emissora e vai embora - sem que exista qualquer proximidade ou amizade entre os colegas de trabalho.

Perguntada sobre Silvio Santos em entrevista ao programa ‘O Pod é Nosso’, de Renata Domingues, a apresentadora afirmou: "Não [sou amiga]. Ele vem para a TV para fazer as gravações dele e convive com a gente no palco".

Quanto aos outros apresentadores, Eliana também negou a amizade. "Não tem uma convivência, assim como as pessoas imaginam que eu tenho uma convivência com o Carlos [Massa, o Ratinho] ou com o Celso [Portiolli]”.

Ela completou: “A gente está ali para trabalhar mesmo. A gente só não bate ponto, mas todo o resto é uma profissão normal. Estamos na televisão, então nossa exposição é diferente, mas é uma profissão com todas as suas questões e responsabilidades como qualquer outra”.

A comandante do ‘Programa Eliana’ também não poupou elogios ao profissionalismo do dono do SBT. “O Silvio vem com essa missão. Ele é super pontual, é um baita profissional, entra no estúdio, grava e vai embora. Tenho muito respeito pelo meu ofício. O Silvio é isso, ele faz o trabalho dele e vai para a casa dele cumprir as outras obrigações", disse.

Confira a entrevista completa: