AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / Famosos

Ex-empresária de Xuxa, Marlene Mattos registra queixa contra a famosa na delegacia

Recentemente, a Rainha dos Baixinhos disse que era manipulada e feita de “fantoche”

Da Redação Publicado em 14/04/2021, às 13h07 - Atualizado em 15/04/2021, às 12h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Marlene Mattos e Xuxa Meneghel - Reprodução/Instagram
Marlene Mattos e Xuxa Meneghel - Reprodução/Instagram

Marlene Mattos, ex-empresária e produtora de Xuxa Meneghel, registrou um boletim de ocorrência contra a mãe de Sasha na 42ª Delegacia de Polícia do Rio de Janeiro. Segundo o jornal O Globo, ela acusa a loira de calúnia e difamação.

A queixa foi feita em janeiro, após Xuxa dar uma entrevista à revista Veja, na qual disse que foi “roubada, enganada, usada e manipulada” por Mattos. O caso ganhou repercussão agora porque o encaminhamento ao Tribunal de Justiça foi feito apenas no final do mês de março.

CONFLITOS
Essa não é a primeira vez que Marlene e Xuxa trocam farpas publicamente. A Rainha dos Baixinhos chegou a revelar diversas situações que passou com a produtora em uma live recente com o jornalista Luis Erlanger.

“A Marlene era assistente do [diretor] Maurício Shermann. Quando eu fui para Globo, quis levá-la. Ela foi como produtora porque ela não queria ir como diretora”, relembrou ela durante o bate-papo.

“Eu era um fantoche, mas porque eu quis, porque eu deixei. Fui deixando cada vez mais minha vida na mão dela. Minha vida particular, pessoal e profissional. As coisas se juntavam e estava tudo na mão dela. Ela era diretora, manager, empresária… teve um momento, como todos sabem, que meu interesse era trabalhar com programa infantil e ela já não acreditava mais nisso. A gente deixou de trabalhar junto. Fui para o Xuxa no Mundo da Imaginação, fiz o XSPB”, completou Meneghel.

ENTENDA A HISTÓRIA
As duas se conheceram por volta de 1983, quando Marlene trabalhava na extinta TV Manchete, e Xuxa trabalhava como modelo internacional, cuja carreira entrou em ascensão após seu namoro com Pelé Xuxa.

Após essa visibilidade, Xuxa foi convidada pela emissora para apresentar um novo programa infantil, o 'Clube da Criança'. Ela, que na época tinha 20 anos, precisou lidar em paralelo com seu trabalho de modelo nos Estados Unidos e o comando da atração, aos finais de semana. Com o tempo, ela optou em ficar apenas com o programa.

Xuxa acabou chamando a atenção da TV Globo, que a convidou para apresentar o 'Xou da Xuxa', em 1986. Um anos depois, Marlene passou a dirigir o programa, que acabou se tornando um fenômeno. Foi nessa época que ela ganhou o título de “Rainha dos Baixinhos”, e fez com que o 'Xou da Xuxa' marcasse toda uma geração.

RIGOROSA
Nos bastidores, Marlene Mattos chamava a atenção pelo seu excesso de rigor, inclusive interferindo na vida pessoal das paquitas e da própria Xuxa. Elas tinham que fazem dieta para não engordarem e também não poderiam namorar, para não perder o foco no trabalho.

Essa postura de Marlene aumentou quando ela assumiu também a função de empresária da apresentadora. E quando Xuxa terminou seu romance com Pelé, e passou longos anos sem assumir nenhum novo romance, surgiram rumores de que as duas estariam tendo uma relação amorosa longe dos holofotes.

Em entrevista à revista 'Caras' da Argentina, Xuxa resolveu quebrar o silêncio, negando algo do tipo. Ela também ressaltou que não arrumava um novo namorado por restrições profissionais impostas por Marlene.

“A única coisa que a Marlene queria é que eu focasse 100% no meu trabalho. Se eu tivesse me apaixonado por Marlene ou outra mulher, eu teria dito, porque teria me expressado através do meu corpo, meu rosto, meus olhos”, ressaltou.

EM ALTA
Xuxa obteve muito sucesso frente ao programa infantil, com direito a muitos produtos licenciados, discos de ouro, platina e diamante e até papéis no cinema. O sucesso era tamanho que ela chegou a comandar, em paralelo, um programa na Argentina (El Show de Xuxa), em 1991, e outro na Espanha (Xuxa Park), em 1992.

O 'Xou da Xuxa' foi exibido até dezembro de 1992, mas ela não ficou muito tempo fora do ar. No ano seguinte, ela estreou à frente do Xuxa, programa dominical da Globo, que era mais voltado para a família, mas também sob direção de Marlene.

Foi mais ou menos nessa época que o excesso de trabalho cobrou sua conta. Xuxa teve problemas na coluna e até um desmaio por esgotamento físico, pouco antes de ser entrevistada em um programa nos Estados Unidos, algo que a obrigou a tirar um descanso maior da telinha.

Ela voltou para a TV em 1994, quando comandou o Xuxa Park. Já em 1997, Xuxa passou a investir no comando do 'Planeta Xuxa', mais voltado ao público adolescente. Foi naquele ano, inclusive, que ela anunciou a gravidez de sua única filha, Sasha, fruto do relacionamento com o ator Luciano Szafir. Marlene Mattos virou madrinha de batismo da criança.

SEPARAÇÃO
A relação entre as duas começou a azedar em 2001, quando um trágico incêndio durante as gravações do Xuxa Park fez com que o programa fosse cancelado pela emissora. As duas começaram, então, a apresentar divergências artísticas. 

Enquanto Marlene queria que o novo programa de Xuxa fosse voltado mais para o público adulto, em uma transformação que começou com o 'Planeta Xuxa', a apresentadora insistia em uma atração para o público infantil, que lhe alçou ao sucesso, e que ainda lhe rendia frutos, principalmente com o êxito do projeto 'Xuxa Só Para Baixinhos'.

A situação chegou ao ápice em junho de 2002, com o anúncio de que ambas estavam rompendo a parceria de sucesso de mais de 15 anos. Oficialmente, foram alegadas justamente divergências artísticas e empresarias em relação à carreira e a nova atração da apresentadora, que foi lançada meses depois na Globo: 'Xuxa no Mundo da Imaginação'.

MOTIVO REAL
Anos depois, em 2015, Xuxa revelou em uma entrevista para Rodrigo Faro que o motivo do rompimento é que já estava cansada de ser controlada. “Sempre tinha alguém atrás de mim, que falava por mim. Ela escolhia a roupa que eu ia usar, dizia o que eu deveria falar… Decidi me libertar e, na época, avisei: ‘A Barbie agora fala'”, explicou.

Já para a revista 'Caras' da Argentina, Xuxa ainda levantou a hipótese de que a ex-empresária poderia até mesmo ter lhe roubado. A apresentadora disse que desconfiava da gestão do seu dinheiro, que era feita pela equipe comandada pela própria Marlene, afirmando que nunca soube quanto realmente lucrou com os programas que comandou, tanto no Brasil como no exterior, e que por isso, se sentiu “usada e abusada”.

Na época, Marlene veio a público para se defender, pedindo para que Xuxa provasse que ela poderia ter lhe roubado algo, ameaçando a apresentadora de processo. “Eu não pegava em dinheiro, eu assinava contratos e cheques e, às vezes, dependendo do valor, ela assinava junto”, disse a ex-diretora em entrevista à revista Veja. “Xuxa que prove que eu a roubei. Sempre fui discreta e vou continuar sendo. Não quero fazer desse momento um evento”, completou.