AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / Exclusiva

Exclusiva: Duda Rodrigues fala sobre maternidade, carreira e vida pessoal

Duda Rodrigues falou sobre autoestima, equilíbrio, saúde física e mental

Karla Precioso Publicado em 13/08/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Duda Rodrigues falou sobre autoestima, equilíbrio, saúde física e mental - Instagram/@dudarodrigues.oficial
Duda Rodrigues falou sobre autoestima, equilíbrio, saúde física e mental - Instagram/@dudarodrigues.oficial

A apresentadora Duda Rodrigues, do programa Saúde e Você, da TV Caras e Band Vale, é uma mulher de fibra. Ela cursa Biomedicina, lidera sua empresa e equipe, faz palestras, é esposa do também empresário, Tarcísio Joaquim, e mãe das gêmeas, Manuella e Raphaela.

Depois de ser infectada pelo coronavírus e ter 15% de chance de sobreviver, deu a volta por cima. Mais uma vez, sua fé, força e coragem lhe ajudaram a se reerguer. Aliás, ‘derrubar’ essa fortaleza é uma possibilidade que não existe. 

Com o sonho da maternidade realizado e uma carreira consolidada, Duda vive um momento de plenitude, mas muito disso se deve ao fato de ser uma mulher decidida, bem resolvida e que sabe a importância do amor-próprio e autocuidado. A seguir, ela fala sobre autoestima, equilíbrio, saúde física e mental. E revela as atitudes capazes de transformar a vida de toda mulher!

Depois de três abortos e a descoberta de um feto sem vida no útero, você engravidou de gêmeos. Como enfrentou esse processo emocionalmente até conseguir realizar o sonho de se tornar mãe?

Após os 40 anos, percebo que lido melhor com fatores emocionais. Talvez, os aprendizados e até mesmo ter buscado profissionais durante muitas fases me ajudaram a entender o que está ou não sob o meu controle. E eu nunca questionei Deus. Retirei oito miomas e ali era minha ponta de esperança para que tudo desse certo. E de fato deu!

Chegou a se sentir frustrada pelas tentativas em vão?

Frustrada seria pouco. Quando uma mulher decide para ela, esse objetivo passa a ser o que há de mais importante e valioso. Imagina o quanto chorei, me frustrei... Às vezes, achava até que era um castigo e, talvez, eu não fosse merecedora de realizar aquele sonho. Achava ainda que eu não era uma ‘mulher de verdade’, sabe? Parece ridículo falar assim, mas isso passa na cabeça de toda mulher que quer ser mãe e enfrenta tais frustrações.

A maternidade tardia a assustou?

Muito pelo contrário! Minhas filhas vieram no melhor momento da minha vida, na hora em que realmente eu queria e estava preparada. Vivo a maternidade com plenitude.

Após o nascimento das meninas, podemos dizer que você renasceu ao se curar da covid. A força para lutar pela sobrevivência veio da maternidade?

Pois é, fiz isolamento, sai da minha casa em São Paulo e fui para um lugar mais calmo para me cuidar e, justamente, quando me internei para me preparar para o parto, fui contaminada. Meu caso foi gravíssimo, mas tenho certeza de que, naquele momento, estive com Jesus. Implorei a Ele para que me permitisse ter a chance de cuidar das minhas filhas, e Ele me atendeu. E, assim ressuscitei no mesmo dia da ressurreição de Cristo.

Você é uma mulher de muita fé. Atribui o nascimento das meninas também à sua crença?

Minhas filhas são o resultado da minha fé e da minha conversa com Deus. Ele me concedeu a graça de parir e ter ao meu lado hoje duas filhas lindas.

Qual mensagem deseja passar a outras mulheres que enfrentam dificuldade para engravidar e têm a autoestima em desequilíbrio, justamente por esse enfrentamento?

Tomei isso como uma missão. Curso Biomedicina, trabalho na área da saúde há mais de 20 anos e falo sobre o assunto na TV há quase oito. Como não ajudar outras pessoas, não acolher ou amparar outras mulheres que estão passando pelo que eu passei? Só quem passou por isso sabe o que sentimos. Por isso, sou a pessoa que quer dar um abraço, dizer que vai dar tudo certo. Afinal, para Deus, nada é impossível... Nada!

Consegue expressar a emoção de se tornar mãe?

Hoje descobri que amor é impossível você descrever. Minha conexão com as meninas é tão grande, que chega assustar até quem está ao redor. Nada se compara ao fato de ser mãe!

Mulher, mãe, profissional… 

Como é conciliar tudo isso? Minha vida sempre foi muito agitada, sem muito horário até para comer, mas também sempre me virei para dar conta de tudo. Toda mulher tem essa polivalência dentro de si. Faço mil coisas ao mesmo tempo e estou amando me dividir em mil para cuidar de cada uma das minhas facetas. Hoje consigo cuidar da mulher, da casa, da família... Cuidar de tudo e todos é uma missão para mim.

O que fazer para não deixar a mãe sobrepor-se à mulher e esposa?

Sei que, para muitas mulheres, é difícil lidar com isso. Quando a criança nasce, também nasce a culpa da mãe. Porém, tenho consciência sobre o que cabe ou não a mim. Sei também identificar quando preciso de um tempo para outras coisas. A dica é: no seu momento mãe, seja 1.000% mãe; em seu momento mulher, seja 1.000% mulher. É preciso entender que, em cada um deles, você precisa viver intensamente. Procuro fazer assim, mas isso não quer dizer que seja possível sempre. Vale tentar, e não desistir.

O quanto o ‘padrão de beleza’ pode ser cruel com as mulheres?

Cruel é uma mulher olhar uma rede social e achar que quem está ali é perfeito. Não faço isso, pois sei exatamente o que acontece nos bastidores. Padrão de beleza? Quero ser feliz, me sentir bem com o que vejo no espelho. Até porque, se você viver em função dos tais padrões de beleza, viverá sem ser feliz de verdade. Cuide de você. É bom ser amada, mas, melhor que isso, é ter amor-próprio.

Um ‘conselho’ para as mulheres que andam fragilizadas com seus momentos de vida, suas dificuldades e frustrações… 

Eu passo o mesmo que você. Também tenho meus momentos de fragilidade, dificuldades e frustrações. A diferença é o quanto você valoriza cada um desses sentimentos e permite que eles tomem conta de você. Você precisa ressignificar tudo na sua vida... pessoas, coisas e sentimentos E entender que você não é a única, que não está sozinha, mas que mudar a sua história só depende de você. Não espere pelo outro, a vida é sua! E, se achar que não consegue sozinha, procure ajuda profissional, pois até conselhos de quem está ao seu lado podem não ser o melhor para você. Levante a cabeça e dê o primeiro passo… Nesse momento, agora!