AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / Filhos

Fernanda Paes Leme desabafa sobre congelamento de óvulos: ''Não é fácil''

Atriz Fernanda Paes Leme abordou o assunto durante participação em podcast

Da Redação Publicado em 15/12/2021, às 14h40 - Atualizado às 14h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fernanda Paes Leme abriu o jogo sobre congelar óvulos - Instagram/@fepaesleme
Fernanda Paes Leme abriu o jogo sobre congelar óvulos - Instagram/@fepaesleme

A cobrança em relação ao lado materno das mulheres não é de hoje. Aos 38 anos de idade, a atriz Fernanda Paes Leme sabe bem sobre isso, já que vive escutando perguntas desagradáveis sobre o assunto. 

Acontece que, na última segunda-feira (13), a artista participou do podcast ‘Poddelas’, de Tatá Estaniecki e Boo Unzueta, e resolveu falar abertamente pela primeira vez sobre algo que vem enfrentando recentemente: o congelamento de óvulos

Durante a entrevista, Fe Paes Leme explicou que não participou da ‘Farofa da Gkay’ porque estava no processo de início do procedimento, que envolve muitos hormônios e exames. 

“Eu não fui na ‘Farofa’ porque foi exatamente o momento que eu resolvi que eu ia congelar óvulos. Era o período certo para eu congelar. Fiz os exames e comecei o procedimento. Não é um procedimento agradável, de hormônios, você fica muito mexida. Eu não podia ir porque você tem que ficar injetando hormônio e indo fazer ultrassom a cada dois dias para ver como está”, contou. 

Em seguida, a morena desabafou sobre a cobrança que sente para ser mãe, dada sua idade ou até mesmo a sua vontade própria de esperar para ter filhos. Emocionada, Fernanda contou que o processo é muito estressante e, por isso, decidiu adiar para o ano que vem.  

“Isso foi um assunto que me estressou tanto que eu não consegui congelar. Fico até emocionada. Eu tentei as primeiras doses e não estava respondendo tanto, então a gente decidiu parar e tentar no ano que vem. Foi uma coisa que me prejudicou tanto essa cobrança, que eu deixei de lado para fazer em uma hora que eu estava ali bombando de hormônios. E agora que eu fui fazer eu não consegui. As pessoas têm que ter muito cuidado com o que elas cobram dos outros”, disse. 

Por meio de seu Instagram, nesta quarta-feira (15), a atriz publicou o trecho em específico da entrevista e aproveitou para trazer o debate sobre os comentários de maternidade também em suas redes sociais. 

“É a primeira vez que falo tão abertamente sobre o assunto: Congelamento de óvulos.Não é fácil me expressar em relação a isso, porque não é fácil todo processo que envolve uma possível gravidez, em um futuro próximo ou ‘distante’. Mas por um bom tempo, era um assunto proibido pra mim, não porque eu tivesse alguma aversão, mas justamente pela cobrança externa de ter filhos”, começou na legenda.

“Eu sou uma mulher esclarecida, consciente do meu corpo, me cuido, me adoro e sei de todos os meus tempos e processos. Ser cobrada pelo que acontece internamente em nosso corpo é cruel. Ser cobrada por um processo que muitas vezes nem está ao nosso alcance ou da medicina é cruel”, completou. 

Por fim, Fernanda Paes Leme esbanjou sinceridade sobre as particularidades e sonhos de cada mulher, sendo ter filhos ou não é uma decisão que deve ser tomada pela própria pessoa, e não por comentários externos. 

“Filhos não se cobra. Gravidez não se cobra. Congelamento de óvulos então... Nem toda mulher nasceu pra maternidade e nem toda mulher tem condições plena de exercer a maternidade (...). Todas as mulheres que passam ou passaram por isso, também as acolho. Estamos juntas”, finalizou.

Confira!