AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / Eita!

Gilberto Gil detona Bolsonaro para imprensa britânica: “É como se estivéssemos nos descivilizando”

Reportagem saiu no ‘The Guardian’ e foca na vida política e no exílio vivido por Gilberto Gil

Da Redação Publicado em 22/07/2022, às 16h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gilberto Gil está em turnê com a família na Europa - Instagram/@gilbertogil
Gilberto Gil está em turnê com a família na Europa - Instagram/@gilbertogil

Gilberto Gil e sua família estão em turnê pela Europa e vêm ganhando destaque na mídia do velho continente. Uma reportagem do jornal britânico ‘The Guardian’, entretanto, fugiu um pouco da temática dos shows, e publicou uma entrevista de Gil comentando a política cultural do governo Bolsonaro. 

“A regressão a que fomos submetidos é impressionante. Mas o que esperar de uma pessoa que prefere abrir um clube de tiro a uma biblioteca?”, questionou Gil ao lembrar das preferências do Presidente da República. 

“É uma visão de mundo retrógrada, reacionária, que se opõe a qualquer tipo de avanço, que não quer viver na agilidade do futuro e nos permanentes desafios que isso implica”, explicou o artista.

Além de musicista reconhecido mundialmente, Gilberto Gil já foi Ministro da Cultura durante o governo Lula, de 2003 à 2008. Em sua avaliação política, Bolsonaro está promovendo uma “enorme depreciação da imagem do Brasil para o mundo. É como se estivéssemos nos descivilizando”, disse ele.

Além de falar sobre política, a reportagem também conta um pouco da história de Gil. Abordando o período em que passou exilado em Londres durante a ditadura militar, a matéria lembra tudo o que o cantor desenvolveu no país e a sua torcida pelo time inglês Chelsea.

80 ANOS 

Gilberto Gil, considerado um dos maiores cantores do país, completou 80 anos no dia 26 de Junho deste ano. E o que não faltou foi homenagens ao cantor: Bela e Preta Gil, as filhas dele, publicaram mensagens para lá de especiais no aniversário do pai.

A cantora postou uma foto em que aparecia com a roupa combinando com a de Gilberto, enquanto a chef de cozinha compartilhou dois cliques com ele: um recente e outro de quando era criança.

Preta agradeceu pela oportunidade de poder cantar ao lado do pai, expressando o que esse momento significa para ela. “Muito amor por esse Pai, Gilberto Gil! Maior emoção do mundo de estar ao seu lado no dia de hoje, festejando seus 80 anos! O show vai começar", escreveu.