AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / Honra!

Gilberto Gil recebe título de imortal pela Academia Brasileira de Letras 

Após disputar 11ª cadeira com Salgado Maranhão, Gilberto Gil é eleito pela ABL

Da Redação Publicado em 11/11/2021, às 17h53 - Atualizado às 17h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gilberto Gil é eleito para ocupar 11ª cadeira da Academia Brasileira de Letras - Instagram/@gilberogil
Gilberto Gil é eleito para ocupar 11ª cadeira da Academia Brasileira de Letras - Instagram/@gilberogil

Os fãs de Gilberto Gil podem comemorar, porque o cantor recebeu, nesta quinta-feira (11), o título de 'imortal' da Academia Brasileira de Letras (ABL). Após uma votação, o músico venceu de 21 a 34 votos contra o poeta Salgado Maranhão e o escritor Ricardo Daudt, que não levou nenhum.

”Gilberto Gil traduz o diálogo entre a cultura erudita e a cultura popular. Poeta de um Brasil profundo e cosmopolita. Atento a todos os apelos e demandas de nosso povo. Nós o recebemos com afeto e alegria”, afirmou o Acadêmico Marco Lucchesi, Presidente da ABL.

Vale destacar que, antes de Gilberto Gil, quem ocupava a 11ª cadeira da ABL era o acadêmico e jornalista Murilo Melo Filho, que faleceu no dia 27 de maio de 2020. Com as mortes, neste ano, de Alfredo Bosi (que ocupava a 12ª cadeira), Marco Maciel (39ª) e Tarcísio Padilha (2ª), até o final de 2021, a Academia deve eleger os novos ocupantes.

Recentemente foi Fernanda Montenegroquem ganhou um título da ABL. Na ocasião, a rainha da dramaturgia recebeu 32 dos 34 votos possíveis, sendo dois deles votos em branco. A posse da 17ª cadeira deve acontecer em março de 2022, quando a ABL volta do recesso de fim de ano.

AGRADECIMENTO

Gilberto Gil usou suas redes sociais para agradecer o título e compartilhar sua felicidade por receber tal honra. O cantor publicou uma foto em que ele aparece em um fundo preto e usando roupas pretas. Todo galã, o veterano, de 79 anos, deu um sorrisinho de lado enquanto encarava as lentes da câmera do fotógrafo Fernando Young.

"Muito feliz em ser eleito para a cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras. Obrigado a todos pela torcida e obrigado aos agora colegas de Academia pela escolha", escreveu na legenda.

Não faltou elogios e felicitações no setor de comentários por parte de seus fãs, amigos e familiares. "Todo o mérito a quem nos encanta com cada palavra!", disse um internauta. "Muito merecido!", celebrou outro. "Mestre maravilhoso, parabéns", disparou mais um.

Confira: