AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / Sem benefício

Governo suspende pagamento da bolsa atleta de Paulo André

Justificativa é que o velocista não está cumprindo com o programa anual de treinamento

Da redação Publicado em 24/03/2022, às 09h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paulo André teve bolsa atleta suspensa - Instagram/@iampauloandre
Paulo André teve bolsa atleta suspensa - Instagram/@iampauloandre

O governo federal suspendeu o pagamento da Bolsa Atleta, no valor de R$ 1.850, ao velocista Paulo André. De acordo com o portal UOL, a Secretaria Especial do Esporte entendeu que o velocista não está cumprindo o programa anual de treinamento apresentado em janeiro de 2021, uma vez que está confinado no BBB 22.

"A pasta encaminhou notificação para o atleta e aguarda a manifestação dele para dar andamento ao processo. Cabe informar que o pagamento foi suspenso preventivamente, já que a lei que disciplina o Programa Bolsa Atleta exige a continuidade dos treinos durante todo o período de recebimento do benefício", disse a secretaria, em nota.

Apesar do atleta estar confinado há dois meses, o Ministério da Cidadania só notou o caso na última semana, depois que um repórter da revista Veja questionou o ministro João Roma (Republicanos) sobre o caso.

Paulo André recebia o benefício por ser medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019. Em 2020, o governo não abriu edital e, por isso, o atleta não recebeu a bolsa naquele ano.

Desta forma, o velocista só pôde se inscrever para receber o benefício no ano seguinte. Entre os documentos apresentados no ato da inscrição, em janeiro de 2021, estava um "plano esportivo anual, com plano de treinamento, objetivos e metas esportivas para o ano do recebimento do benefício". Por ser de 2021, entende-se que o plano esportivo valeria apenas para aquele ano.

Os pagamentos, por sua vez, vão até maio ou junho deste ano porque o governo atrasou em um mês e meio a divulgação da lista de contemplados.

Vale lembrar que Paulo André foi campeão brasileiro, campeão brasileiro universitário e semifinalista olímpico nos 100m. Nos 200m, foi vice-campeão brasileiro e campeão universitário. Já no revezamento, ele disputou a final do Mundial e a semifinal olímpica.