AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / Bastidores

Juliana Paes revela perrengue em 'Pantanal': ''Quase tomo uma mordidinha de jacaré''

Atriz, que interpretará Maria Marruá, entregou as histórias de bastidores de gravação da novela

Ana Mota, repórter da AnaMaria Digital Publicado em 15/03/2022, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Juliana Paes será Maria Marruá em 'Pantanal' - Globo/João Miguel Júnior
Juliana Paes será Maria Marruá em 'Pantanal' - Globo/João Miguel Júnior

Juliana Paes será a protagonista Maria Marruá na nova versão da novela 'Pantanal'. As gravações da trama, claro, aconteceram na região sul-matogrossence, um ambiente totalmente diferente do que a maior parte do elenco e da produção estão acostumados. Tanto que, não faltaram perrengues nos bastidores. A atriz, inclusive, viveu um momento para lá de tenso em uma das cenas de rio. 

"Eu tava fazendo uma cena que a Maria já tava grávida e a Noa [Bressane], que tava digirindo a cena, pediu pra eu ficar boiando. Quando você boia no rio, os ouvidos ficam totalmente submersos. Eu fiquei ali paradona pra câmera mudar de posição e só escutava os barulhos debaixo da água. Daqui a pouco, eu comecei a escutar uns barulhos mais altos. Só sei que quando eu vi, já era o André da produção gesticulando e gritando 'sai'. Quando eu olho pro lado, só vi um jacaré traçando uma reta bem na minha direção", relembra a atriz durante a segunda coletiva de imprensa do folhetim. 

Por sorte, Juliana conseguiu se salvar do incidente. "Eu saí correndo com a barriga pendurada, uma gritaria, uma loucura. Quase que eu tomo uma mordidinha de jacaré", revela a atriz, aos risos, durante coletiva de imprensa da novela, realizada nesta terça-feira (15).

A CARACTERIZAÇÃO

Para interpretar Maria Marruá, Juliana Paes passa por um longo processo de caracterização para ficar com o aspecto de uma mulher mais envelhecida e maltratada em 'Pantanal'.

A atriz conta que todo o trabalho foi feito em conjunto com a caracterizadora Valéria Toth e a figurinista Marie Salles. "É tudo feito em etapas. Eu sempre coloco muito o percentual de participação que figurino e maquiagem têm na formação dos personagens. Acho que o personagem acontece mesmo depois que você coloca a roupa e depois que você se vê com o cabelo e a maquiagem pronta", ressalta a artita. 

Por isso, foi feito um estudo para entender como seria a nova Maria Marruá da novela. "Foi um processo de pesquisa dividido em duas frentes. Primeiro, a gente faz um esboço mais ou menos do que vai ser a personagem nas duas fases. Começamos a imaginar como seria o rosto de uma mulher que nunca se protegeu do sol, que nunca teve acesso a filtro solar ou a um chapéu. Como seria a pele dessa mulher? E as marcas de expressão? Como fazer isso de maneira que fique natural? É uma linha muito tênue entre o que a gente pode fazer que dê credibilidade e que some sem atrapalhar", diz a atriz.  

Logo, o público pode esperar uma Juliana Paes totalmente diferente de seus últimos papéis na teledramaturgia. "Fomos pensando nessas linhas de expressão marcadas, na sobrancelha que deixa crescer e não faz, nas manchas, nos cabelos brancos que era o meu cabelo branco natural... Aos poucos a gente foi desenhando. Não digo que é uma mulher que não se cuida, mas digo que é uma mulher cujo o tempo agiu, o sol agiu. A gente tentou trabalhar nisso com muita sutileza", afirma.

Para ela, o personagem surge somente quando a caracterização está completa. "É aí que a gente se olha no espelho e o personagem vem, é nesse momento que você entende a figura", conta.

QUASE UM FILHO

Além disso, Juliana definiu 'Pantanal' como um filho que está prestes a nascer. "É meio que vai chegar um filho novo, vai nascer um filhote, algo que você nutriu e esperou tanto tempo e não sabe que cara vai ter, que jeito vai ter, porque essa recepção tem a ver com o publico", diz. 

A atriz entrega que está ansiosa para ver sua personagem ganhar as telinhas e confessa que aguarda para ver a recepção do público. "É uma mistura de sensações. Existe a apreensão, o nervosismo, a ansiedade e, ao mesmo tempo, existe o desejo de ver essa criatura ganhar luz e os olhos do público. No final das contas, a gente quer tocar as pessoas, promover uma reflexão, promover sentimento."

'Pantanal', que estreia no próximo dia 28, é uma obra de Benedito Ruy Barbosa, que foi adaptada por Bruno Luperi. A direção artística é de Rogério Gomes.