AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / Empreendedora!

Luciana Mirihad, do canal ‘Culinária em Casa’, ensina a variar as refeições ou fazer renda extra com itens básicos

Youtuber começou vendendo bolos em casa e, atualmente, tem 7 milhões de inscritos

Karla Precioso Publicado em 04/07/2021, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Luciana é uma inspiração na culinária - e no empreendedorismo! - Instagram/@culinariaemcasaoficial
Luciana é uma inspiração na culinária - e no empreendedorismo! - Instagram/@culinariaemcasaoficial

São mais de 7 milhões de inscritos no YouTube, 1 milhão de seguidores no Facebook e 290 mil no Instagram. Esse mar de gente acompanha Luciana Mirihad no canal ‘Culinária em Casa’, no Youtube, impactadas por um propósito diferente: utilizar o que se tem em casa para garantir uma refeição diferenciada e até mesmo uma renda extra. 

A culinarista parece ter nascido com a alma empreendedora. Sim, pois, ainda na infância, para ajudar em casa, teve as primeiras ações no empreendedorismo, mesmo sem entender sobre como isso funcionava. Ela decidiu alugar um dos banheiros externos da casa para os feirantes e, com o dinheiro arrecadado, investiu em ingredientes para fazer e vender bolos na porta da residência.

 Nascida em São Paulo, em uma família humilde, a mais velha de quatro filhos, sempre se inspirou na força da mãe e da avó, dona Benedita. Como a família enfrentava dificuldade financeira, Mirihad precisava pensar em uma forma para sair da dificuldade extrema. “Troquei os brinquedos pelo crescimento forçado”, costuma dizer. 

Aos 7 anos, quando a mãe estava grávida do quarto filho, na mesma época em que a avó esperava um bebê em uma gestação de risco, Luciana precisou dar suporte financeiro e psicológico à família. Buscando a melhoria financeira, aos 8 anos, Luciana, juntamente com a mãe e os irmãos, mudaram-se para Paulo Afonso, na Bahia, para morar com o avô materno. Lá, a vizinha, Maria Amélia, passou a ensinar a ela várias receitas. De quebra, no fim do dia, ainda dava uns trocadinhos para que Luciana pudesse garantir o alimento de seus familiares. 

Porém, o avô, vendo que a neta precisava estudar, convenceu a mãe de leva-la para morar com a tia, em Maceió, AL – lugar em que teve educação de qualidade. Mas a história não se resume a isso. Sua trajetória vai além. Acompanhe!

NECESSIDADE VERSUS CRIATIVIDADE
Após o falecimento do avô, para manter a mente ocupada, voltou a cozinhar. Na casa da tia havia fartura de ovos e abóbora e, com isso, ela exercitava a criatividade para criar pratos com ingredientes simples e baratos. Aos 12 anos, Luciana voltou a morar com a mãe, em Goiás, e, depois de enfrentar situações delicadas, decidiu retomar a busca pela independência financeira.

 Foi trabalhando em uma cafeteria, acordando de madrugada, queimando os dedos no fogão, que ela aprendeu técnicas da cozinha para futuramente aplicar em novos negócios. Com 18 anos, partiu para novos desafios, um deles, o casamento. Voltou para São Paulo e isso foi a mola propulsora para Mirihad se aventurar no empreendedorismo.

REDESCOBRINDO A PAIXÃO
Assistindo ao programa ‘Mais Você’, na Globo, ela sentiu um “choque” ao ouvir o despertar da apresentadora: “Acorda, menina! Bora trabalhar! Vamos fazer algo para vender e ganhar um dinheirinho”. No mesmo instante, Mirihad lembrou de como a comida reuniu a família em diversas ocasiões e voltou para a cozinha. 

Começou a criar receitas com ingredientes que estavam no armário ou na geladeira. O primeiro produto vendido nas redondezas foi o pão de mel. Em pouco tempo, as encomendas não paravam de chegar, e o nome de Luciana já estava entre os mais comentados no condomínio.

PRIMEIRO VÍDEO
Em uma de suas encomendas de bolo, o marido, Geovane, fez um vídeo sem pretensão de postar nas redes sociais, mas, sabendo que Luciana tinha um sonho de ser apresentadora, decidiu, junto com os filhos, criar um canal no YouTube sem que ela soubesse. Oito meses depois, a surpresa: a culinarista tinha alcançado um milhão de visualizações. O canal ‘Culinária em Casa’ foi crescendo e virou referência, assumindo o terceiro lugar no segmento.

Luciana encarou o desafio, não olhou as circunstâncias e venceu. O seu canal tem um importante um papel social, podendo ajudar outras pessoas a empreender e encontrar uma nova fonte de renda.

O SABOR DE UM SONHO
No primeiro livro autoral, ‘Culinária em Casa’, Editora Zero, Luciana conta sua história de superação e indica os primeiros passos em direção ao mundo dos negócios, ensinando como cozinhar em casa, com um sabor especial, e ainda complementar ou criar uma fonte de renda extra.