AnaMaria
Famosos / Triste

Morre escritora Lya Luft aos 83 anos em Porto Alegre

Lya Luft faleceu em casa segundo informações dadas pela família

Da Redação Publicado em 30/12/2021, às 13h35

Instagram/@anaamelialemos_ - Lya Luft morre aos 83 anos
Instagram/@anaamelialemos_ - Lya Luft morre aos 83 anos

A escritora Lya Luft faleceu na madrugada desta quinta-feira (30) em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Lya tinha 83 anos e faleceu em casa. Natural de Santa Cruz do Sul (RS), a escritora enfrentava um melanoma há sete meses, um câncer descoberto já com metástase. A informação foi confirmada pela filha da artista, Suzana Luft.

Lya ficou internada, porém pediu para voltar para casa alguns dias antes do Natal, local onde ela faleceu enquanto dormia. A cerimônia de despedida será restrita à família. Em seu perfil no Twitter, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, lamentou a perda da escritora.

“O RS perde um dos seus maiores nomes da literatura. Lya Luft nos deixa aos 83 anos e abre uma lacuna difícil de ser preenchida. Que Deus conforte a família e os amigos",escreveu.

A Academia Riograndense de Letras também se manifestou após a notícia. “Comunico falecimento da Lya Luft, nossa escritora do ano, nesta madrugada. Nossa homenagem chegou em tempo e trouxe alegria aos seus últimos dias", disse o presidente da entidade, Rafael Bán Jacobsen.

Em 2019, a escritora tinha sofrido um infarto agudo do miocárdio e chegou a ficar internada para realizar um procedimento cardiológico também em Porto Alegre.Dois anos antes, perdeu o filho, André, por um problema parecido: ele sofreu uma parada cardiorrespiratória enquanto surfava em Florianópolis (SC).

CARREIRA

Lya era filha de descendentes alemães e foi incentivada pelos pais para criar gosto pela leitura ainda quando criança. Mais tarde, se tornou uma das principais escritoras e tradutoras do Brasil. Além disso, ela também foi professora universitária e mestre em Linguística e Literatura Brasileira.

Não só professora, Lya também atuou como colunista das principais publicações jornalísticas do país como a revista Veja e o jornal ‘Zero Hora’. Para completar, a escritora foi Patronesse da Feira do Livro em Porto Alegre (RS).

Os grandes sucessos de Lya foram: Perdas e Ganhos", "Pensar é Transgredir" e "As Parceiras". A última publicação foi lançada em 2020, chamada “As Coisas Humanas”.