AnaMaria
Famosos / Triste

Morre a escritora Lygia Fagundes Telles aos 98 anos em São Paulo

Lygia Fagundes Telles era integrante da Academia Brasileira de Letras desde os anos 80

Da Redação Publicado em 03/04/2022, às 14h20

Lygia Fagundes Telles era integrante da Academia Brasileira de Letras desde os anos 80 - Reprodução/Instagram
Lygia Fagundes Telles era integrante da Academia Brasileira de Letras desde os anos 80 - Reprodução/Instagram

A escritora Lygia Fagundes Telles faleceu na manhã deste domingo (3), aos 98 anos, em São Paulo. Um grande nome na literatura brasileira, ela era integrante da Academia Brasileira de Letras desde os anos de 1980 e já recebeu os prêmios Camões e Jabuti.

De acordo com Juarez Neto, da Academia Brasileira de Letras (ABL), Lygia faleceu em casa por causas naturais. O velório será aberto ao público, na Academia Paulista de Letras, localizada no Largo do Arouche, Centro da capital paulista. O corpo da escritora será cremado.

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, anunciou que o estado decreta luto oficial por três dias pela morte da escritora, que era paulistana. "A grande dama da literatura brasileira retratou a vida de gerações de homens e mulheres. Meus sentimentos aos familiares e amigos", escreveu Rodrigo em uma rede social.

A Academia Brasileira de Letras também lamentou a morte da integrante: “A mais notável personalidade da literatura brasileira, patriota e democrata, já era lenda em vida. Permanecerá no Panteão das glórias universais e, para orgulho nosso, era mais academicamente bandeirante. Não faltava aos nossos encontros semanais no Arouche. A gigantesca e exuberante obra continuará a ser revisitada, enquanto houver leitor no mundo", escreveu José Renato Nalini em nota.

É importante ressaltar que Lygia ganhou muitos prêmios ao longo da carreira, como o Camões (2005), e o Jabuti (1966, 1974 e 2001). Além disso, a escritora teve obras traduzidas para o alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, polonês, sueco, tcheco, português de Portugal, e adaptações de suas obras para o cinema, teatro e TV.