AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / Famosos

''Quero reverter sistemas e gerar mudanças'', diz ex-BBB Hana Khalil sobre o veganismo

Apresentadora e ativista das causas ambiental e animal, Hana reflete sobre seu papel como influenciadora e porta voz

Da Redação Publicado em 05/03/2021, às 11h57 - Atualizado às 12h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A ex-BBB Hana Khalil - Divulgação
A ex-BBB Hana Khalil - Divulgação

A ex-BBB Hana Khalil é uma das principais referências na defesa do veganismo e de causas ambientais na web. Desde que parou de comer carne e eliminou de sua vida o consumo de produtos e serviços que exploram a crueldade animal, aos 20 anos, ela busca tornar o assunto mais acessível para seus mais de dois milhões de seguidores.

A jovem, que também é apresentadora de um programa na MTV, reflete sobre o potencial de transformação que busca alcançar na internet a partir do seu conteúdo. Assim que percebeu que gostava de expressar suas opiniões, investiu em vídeos para o YouTube.

“Quando fiz o meu primeiro vídeo sobre a indústria do leite, cinco anos atrás, tinha pouquíssimos seguidores. Mas percebi que, quanto mais alto você grita, mais longe sua voz pode alcançar. Você só tem que saber o que você está gritando”, afirma a influenciadora à AnaMaria Digital, que completa: “Quero usar o meu alcance para reverter sistemas e gerar mudanças, como uma ferramenta de transformação".

A morena defende seu tipo de ativismo porque acredita que ações individuais podem impactar a sociedade de maneira coletiva. Para ela, o fato de seus posts inspirarem outras pessoas é a prova disso.

“Ao mesmo tempo que você boicota um sistema, você está boicotando por outras pessoas que também são afetadas por ele. Não existe nenhuma outra forma de mudar o planeta senão com causa individual, porque temos que começar de algum jeito. É muito necessário que cada um faça a sua parte e fale sobre isso. Assim, você consegue passar isso para outras pessoas e espalha a mensagem”, reforça.

Como Hana conheceu o veganismo
Não foi fácil mudar o estilo de vida no começo. Assim que conheceu os conceitos do veganismo e seus impactos no agronegócio, por exemplo, Hana decidiu começar a cortar alguns alimentos de sua rotina, como os processados e industrializados. Mesmo assim, entende que não é uma tarefa simples para algumas pessoas. 

Uma das principais dificuldades, segundo ela, é a falta de apoio. É comum pensar, por exemplo, que parar de comer carne é uma postura radical.

“São coisas que naturalmente acontecem. As pessoas te julgam e te desestimulam, e, para mim, foi a parte mais difícil. Mas quanto mais se procura sobre o tema, mais se entende o quanto é importante viver dentro de um ecossistema sem se colocar em uma posição superior à das outras espécies”, explica.

Para a ex-BBB, o segredo é observar o que faz parte da alimentação e adotar novos hábitos para, aos poucos, reduzir a quantidade de carne consumida. 

“Questionar a sua alimentação não é bom só para o meio ambiente, mas também para a saúde. Isso traz empoderamento a partir do momento em que você entende o que coloca para dentro do corpo, o que compra e o que faz com seu dinheiro”, destaca. Khalil também recomenda seguir influenciadores que, assim como ela, trazem novidades sobre os assuntos relacionados.

Por entender seu papel, a apresentadora quer trabalhar com comunicação pelo resto da vida: “Pretendo fazer isso para sempre, só que vou me aprimorando. Uma hora vai ser um documentário, outros tipos de audiovisual nisso, mas é assim que quero atuar. O universo me deu esse alcance imenso e essa oportunidade de usar minha voz e eu vou usá-la na minha missão”, continua.

“Tenho a responsabilidade de democratizar informações e ainda espero conscientizar muitas pessoas com o meu conteúdo”, conclui a ativista.