AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / liberdade

Retrospectiva 2020: 8 atores que deram adeus ao contrato fixo da TV Globo

Relembre os globais que tiveram o regime de contratação alterado pela emissora

Naty Falla, com supervisão de Vivian Ortiz Publicado em 29/12/2020, às 08h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Relembre 8 nomes que deixaram de fazer parte do elenco fixo da Globo - Globo/Estevam Avellar | Instagram/@antoniofagundes | Globo/Cesar Alves
Relembre 8 nomes que deixaram de fazer parte do elenco fixo da Globo - Globo/Estevam Avellar | Instagram/@antoniofagundes | Globo/Cesar Alves

O ano de 2020 foi cheio de mudanças, inclusive para muitos atores que trabalhavam na TV Globo. Por conta da pandemia de Covid-19, a crise chegou na emissora carioca, obrigando-a a tomar uma decisão que impactou a vida de diversos artistas da casa: encerrar o contratofixo de alguns nomes e implementar com mais frequência o contratoporobra

Na prática, isso significa que os profissionais do meio artístico ficam livres para fazer qualquer trabalho fora da Globo. A ideia é que parte dos atores volte apenas em produções específicas, mas com novas condições de trabalho, que incluem o pagamento referente apenas ao tempo de duração da obra. 

Apesar deste modelo de contrato já ser algo usado eventualmente, esse regime de contratação virou alvo dos noticiários quando a emissora decidiu dispensar veteranos de casa, como Glória Menezes, Tarcísio Meira, AntonioFagundese Angélica.

Pensando em toda polêmica que essa decisão trouxe, AnaMaria Digital fez uma retrospectiva com 8 nomes dispensados que surpreenderam a todos. Vamos relembrar?

1. GLÓRIA MENEZES E TARCÍSIO MEIRA


Globo/Estevam Avellar

A atriz de 85 anos e o ator, de 84, não fazem mais parte do time de funcionários. Após 53 anos na emissora, o casal veterano não teve seus contratos renovados. De acordo com a colunista PatríciaKogut, em matéria divulgada no dia 11 de setembro no jornal O Globo, eles poderão retornar à TV Globo com contrato por obra, sem vínculo de longo prazo.

Os dois estrearam lá na novela 'Sangue e Areia', de Janete Clair, em 1967. Em 2020, Glória esteve no ar com a reprise de 'Totalmente Demais', em que interpretou Stelinha.Já Tarcísio estava longe das telinhas desde 2018, quando viveu Lorde Williamson na trama 'Orgulho e Paixão'. Ele precisou abandonar a produção quase quatro meses antes do previsto por conta da saúde debilitada.

2. ANTONIO FAGUNDES 


Instagram/@antoniofagundes

A partir de 15 de setembro deste ano, Antonio Fagundes teve o contrato encerrado pela emissora carioca. No entanto, já está sendo cotado para o remake da novela 'Pantanal', previsto para 2021, em que deve interpretar José Leôncio, papel que foi de ClaudioMarzo na versão original. Mas trabalhará por obra.

O ator estreou na Globo em 'Saramandaia', em 1976. Desde então, ele atuou em outras 24 novelas. A última foi 'Bom Sucesso', em 2019, na qual interpretou o senhor Alberto, ao lado de GraziMassafera e RomuloEstrela

3. RENATO ARAGÃO - DIDI


Instagram

A Globo anunciou, no último 30 de junho, que não renovou o contrato de Renato Aragão. Ao colunista Maurício Stycer, do UOL, o humorista, que trabalhou na emissora por 44 anos, frisou a disposição de seguir em frente. "Para mim, ampliou meus projetos. Você não sabe como eu estou gostando. É uma nova etapa. Não paro nunca, sempre trabalhando. Eu me considero meio máquina, meio humano", disse ele que, aos 85 anos, descarta a aposentadoria.

Sobre a longa trajetória na Globo, Renato pontuou que foram épocas de muita alegria. "Primeiro, 'Os Trapalhões'. São 20 anos de sucesso contínuo. Criei o 'Criança Esperança', que também foi uma maravilha. Depois, a 'Turma do Didi'. Fiz muita coisa, tive muita alegria na TV Globo, não tenho nada de ruim para falar. Estou muito feliz com ela", afirmou.

4. STÊNIO GARCIA


Globo/Raphael Dias

O ator, de 88 anos, não faz mais parte do time de atores da TV Globo desde 25 de março. Sua demissão foi polêmica, pois, após o anúncio, Stênio chegou a passar mal. Em entrevista ao Notícias da TV, a esposa do veterano, MarileneSaade, disse que o artista ficou em estado de choque com a demissão. "Outro dia ele teve pressão alta e na segunda vomitou. Sabe quando a pessoa fica aérea? Ele diz que está confuso", revelou. Em outro momento, ela revelou que o marido chegou a receber visitas médicas em sua casa, no Rio de Janeiro (RJ), desde quando recebeu a notícia.

O contrato do ator mudaria de CLT para um contrato por obra. Ele chegou a ser escalado para a próxima novela de GlóriaPerez, para tentar salvar sua situação no prazo estabelecido. Além disso, ainda de acordo com Saad, desta vez em entrevista à FábiaOliveira, do jornal O Dia, a demissão teria sido por conta do climão entre o ator e Silvio de Abreu, então chefe de dramaturgia da Globo. Segundo ela, Garcia já não tinha mais “oportunidades” de trabalhar por conta dele.

A rixa entre os dois se arrasta desde 1968, quando ele ainda era casado com Cleyde Yáconis. Na época, Stênio terminou seu casamento com a atriz através de uma carta. Para ele, Silvio tomou as dores de Yáconis, já que era um de seus grandes admiradores.

5. VERA FISCHER


Globo/João Miguel Júnior

A atriz foi dispensada pela emissora em 6 de junho, após 43 anos fazendo parte da equipe. Em nota, a Globo explicou que o fim do vínculo não impede que a atriz volte a trabalhar em novelas ou séries no futuro. Inclusive, Vera está escalada para trabalhar na novela 'Além da Ilusão', de Alessandra Poggi.

As gravações aconteceriam ainda neste ano mas, por conta da paralisação causada pelo novo coronavírus, a estreia do folhetim foi adiada e ainda não tem nova data.

6. MIGUEL FALABELLA


Globo/Sergio Zalis

Outro veterano que deixou a TV Globo foi Miguel Falabella. Após trabalhar por anos na emissora, ele foi avisado, em 4 de junho, que seu contrato não seria renovado. "Foram quase 40 anos, toda uma vida. Mas é vida que segue", lamentou ele, em entrevista à coluna de Patrícia Kogut, do jornal O Globo.

O artista começou sua carreira televisiva em 1982, na novela ‘Sol de Verão’. Desde então, ele seguiu participando de mais produções do canal e, em 1985, estreou como autor na série humorística ‘Tamanho Família’.

Nos anos seguintes, Falabella emplacou sucessos como ‘Sai de Baixo’ e ‘Toma Lá, Dá Cá’, que posteriormente viraram filme e peça de teatro. Como autor, seu último trabalho na TV foi em ‘Brasil a Bordo’ (2017). Ele também escreveu a série ‘Eu, a Vó e a Boi’ (2019), com Gloria Perez, para o Globoplay.

7. ANGÉLICA


Globo/Cesar Alves

Mais uma surpresa! Em março deste ano, foi noticiado que a apresentadora Angélica não é mais contratada fixa da TV Globo e também passará a receber por obra. A esposa de LucianoHuck mantinha um contrato fixo com a emissora desde 1996, quando chegou para fazer parte do casting principal. Atualmente, Angélica está no comando do programa 'Simples Assim'. 

Ela estava sem uma atração própria desde abril de 2018, quando o 'Estrelas' chegou ao fim. Ao longo dos últimos 24 anos, foi a primeira vez que ela assinou um contrato válido por temporada.

BRUNA MARQUEZINE


Instagram/@brunamarquezine

A atriz tinha contrato fixo desde 2003 na emissora carioca, quando se destacou ao interpretar Salete, na novela "Mulheres Apaixonadas". Em um comunicado oficial enviado à revista Veja em janeiro deste ano, a emissora afirmou que o acordo foi firmado entre as partes desde o ano passado, em 2019. 

Após 17 anos de casa, a atriz “manifestou a vontade de ter mais tempo para investir nos estudos – no Brasil e fora do país” e, com isso, o contrato não foi renovado. Atualmente, BrunaMarquezine está com projetos na plataforma de streaming Netflix.