AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / EITA!

Shakira fraudou R$ 97 milhões em impostos, confirma agência espanhola

Cantora fingiu que não morava no país para evitar as despesas

Da Redação Publicado em 22/04/2021, às 11h37 - Atualizado às 11h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Informações foram apuradas pela agência EFE, maior rede de notícias da Espanha - Instagram/@shakira
Informações foram apuradas pela agência EFE, maior rede de notícias da Espanha - Instagram/@shakira

A cantora Shakira está sendo acusada de sonegar mais de 14,5 milhões de euros em impostos - pouco mais de R$ 96 milhões em conversão direta. As denúncias vieram à tona em 2018, quando a artista foi intimada a depor sobre o caso, porém voltaram a repercutir, nesta quinta-feira (22), após a confirmação da Agência Tributária da Espanha.

Segundo as informações da agência EFE, Shakira deixou de pagar as dívidas entre os anos de 2012 e 2014 ao fingir que não residia na Espanha. A investigação aponta o uso de uma rede de empresas fantasmas para esconder a renda da artista. 

Em sua defesa, Shakira alegou que sua agenda de shows e apresentações não permitiam que residisse em um único país e, por isso, não deveria pagar os impostos espanhóis. “A cantora tem uma atividade profissional intensa fora da Espanha e quase 90% de sua renda vem de outros países. Sua estrutura familiar é muito diferente dos modelos convencionais", afirmou a assessoria de imprensa em 2018. 

Entretanto, ao rastrear as postagens nas redes sociais da cantora foi constatado que ela passou pelo menos 184 dias no país - o mínimo para ser considerada residente. Assim, os argumentos foram contestados no último relatório à justiça e comprovaram que, de fato, Shakira deveria ter arcado com os impostos. 

A cantora ainda não se pronunciou sobre o assunto após a confirmação das denúncias.