AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / Sonegação

Shakira voltou a aparecer nas redes sociais após escândalo fiscal

Shakira está sendo investigada por fraude fiscal na Espanha

Da Redação Publicado em 08/08/2022, às 19h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Shakira voltou para as redes sociais após escândalo - Instagram/@shakira
Shakira voltou para as redes sociais após escândalo - Instagram/@shakira

A justiça espanhola pediu 8 anos de prisão e uma multa milionária para Sharika, após uma investigação sobre fraude fiscal praticada pela cantora entre 2012 e 2014.

Depois de todas as informações acerca do caso começarem a circular na mídia, Shakira ficou mais afastada das redes sociais. Entretanto, nesta segunda-feira (8), a artista apareceu em seu Instagram ao publicar uma foto com os filhos.

A publicação é uma imagem de Shakira e seus filhos, Milan e Sasha, se abraçando. Na legenda, ela escreveu que aquilo era o amor mais puro.

Vale lembrar que essa é a segunda postagem da cantora depois do anúncio da investigação pelo Ministério Público.

No final de julho, Shakira fez uma declaração dizendo que era inocente e estava disposta a lutar na justiça para provar seu lado. O Tribunal de Barcelona ainda precisa decidir se abrirá o julgamento.

Confira:

ENTENDA

A cantora Shakira está sendo acusada pela promotoria espanhola por fraude fiscal e, com isso, pode ser condenada a oito anos e dois meses de prisão e a pagar uma multa de 23,7 milhões de euros, equivalente a mais de 124 milhões de reais. As informações são do jornal espanhol El País.

A promotoria formalizou a denúncia contra a colombiana, na sexta-feira (29/07), na qual afirmam que Shakira cometeu seis crimes contra finanças públicas.

O Ministério Público concluiu que ela defraudou 14,5 milhões de euros durante os anos em que viveu na Espanha, como forma de evitar o pagamento de impostos de renda e sobre o patrimônio.

Além de ser incriminada por seis delitos, a acusação ainda atribu dois agravante no caso de Shakira: por conta da elevada quantidade de defraudação e pela utilização de paraísos fiscais que a ajudaram a ocultar seus ganhos.

Vale lembrar que o nome da cantora apareceu na investigação dos ‘Pandora Papers’, realizada pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos em 2021, que vazou nomes de famosos e políticos com contas em paraísos fiscais.

No entanto, há um ponto que joga a favor da colombiana e a ajudou a diminuir a pena de prisão: ela disponibilizou 17,2 milhões de euros, mais de 90 milhões de reais, por eventuais responsabilidades.

Determinada a provar sua inocência, a cantora recusou o acordo proposto pela promotoria espanhola. Em nota, ela informou que prefere “deixar o assunto nas mãos da lei, com a tranquilidade e confiança de que a justiça lhe dará a razão”. Além disso, a colombiana já criticou a acusação, dizendo que é “intransigente” e se usa de “meios indevidos para pressionar”.

O embate se dá porque a acusação entende que, entre 2012 e 2014, início do relacionamento de Shakira com o ex-marido Gerard Piqué, a cantora já estava estabelecida na Espanha e deveria pagar impostos. Segunda a lei, uma pessoa que estiver mais de 183 dias no país é considerada residente fiscal. A cantora, no entanto, defende que sua residência legal se encontrava nas Bahamas durante o período.

Os inspetores do Fisco espanhol, no entanto, acompanharam a movimentação diária da colombiana a salões de cabeleireiro, clínicas obstétricas e estúdios de gravação. Além disso, rastrearam suas redes sociais e perceberam que ela se encontrava na Espanha na maioria dos dias.