AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / Aniversário

Silvio Santos completa 90 anos de vida e 65 de televisão

O comunicador faz aniversário neste sábado, 12 de dezembro

Da Redação Publicado em 12/12/2020, às 08h30 - Atualizado em 16/12/2020, às 11h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Silvio Santos completa mais um ano de vida - Divulgação/ SBT
Silvio Santos completa mais um ano de vida - Divulgação/ SBT

Uma das figuras mais populares do país, Silvio Santos completa 90 anos neste sábado (12). Desta vez, porém, a nova idade chegará sem grandes comemorações, visto que o apresentador está isolado desde março por conta da pandemia do novo coronavírus.

Além de celebrar seu aniversário, o dono de uma das maiores emissoras do Brasil também comemora 65 anos de televisão em uma ano bastante atípico. Acostumado à rotina nos estúdios do SBT, Silvio não grava um programa inédito desde dezembro de 2019.

INÍCIO DA CARREIRA
Nascido no bairro da Lapa, no centro da cidade do Rio de Janeiro, Senor Abravanel veio ao mundo em 12 de dezembro de 1930. Ainda na adolescência, ele começou a vender objetos nas ruas da capital carioca para complementar a renda de casa e ter sempre um dinheirinho para ir ao cinema, que era sua atividade predileta. 

Aos 14 anos, ele é indicado para participar de um concurso de formação de novos locutores na Rádio Guanabara, sendo o vencedor. Ele inicia, então, sua trajetória na comunicação, apesar de não permanecer na emissora.

Em 1948, o apresentador ingressa na Escola Militar de Paraquedismo da Aeronáutica e, na mesma época, volta ao rádio, tendo trabalhado nas rádios cariocas Mauá, Niterói, Tupi e Continental, já adotando o nome de Silvio Santos. 

SUCESSO
Em 1954, Silvio chega em São Paulo e é contratado pela Rádio Nacional como locutor comercial de programas. Apadrinhado por seu melhor amigo, Manoel, e com a grandiosidade de seu talento, Silvio cresceu como animador de rádio, tendo participado de diversos programas e conquistado prêmios como revelação do ano. 

Após animar audições musicais da programação do Canal 5, em 1958, Silvio comanda seu primeiro programa: 'Hit Parade', que trazia os grandes cantores do rádio, que se apresentavam ao vivo com orquestra no palco, em exibição simultânea da rádio com a TV. 

VISÃO EMPREENDEDORA

A famosa roleta de prêmios do programa apresentado por Silvio Santos FOTO: Divulgação/ SBT

A partir daí, a televisão tornou-se a segunda casa de Silvio, tendo comandado inúmeras atrações em diversos gêneros. No mesmo ano, Silvio auxilia Manoel de Nóbrega com sua empresa – Baú da Felicidade – que passava por dificuldades. 

Mais uma vez o talento e a visão empreendedora do famoso fizeram com que o Baú se recuperasse e se transformasse no primeiro sistema de compras por carnê para brinquedos e utensílios domésticos.

Em 1960, através de sua primeira empresa de comunicação, a Publicidade Silvio Santos, ele produz seu primeiro programa autoral: 'Vamos Brincar de Forca', onde quem perdia no programa, também ganhava prêmios. Com o sucesso, outros programas vieram em seguida, tendo Silvio criado formatos que perduram na TV até hoje.

Em 1963, Silvio inova e torna-se o primeiro grande produtor independente da TV, locando espaço dominical na programação da TV Paulista, criando 'Programa Silvio Santos', que além de um programa de televisão, tornou-se um hábito na vida de todos os brasileiros que se acostumaram a reunir-se em frente à TV para passarem juntos um domingo alegre, de alto astral e com muita diversão, acompanhando Silvio e seus convidados nestes mais de 57 anos no ar.

CRIAÇÃO DO GRUPO SILVIO SANTOS
Com a chegada da década de 70, a inovação, o talento empresarial, artístico e a admiração do povo brasileiro fazem Silvio conquistar novos espaços e ampliar seu negócio, criando em 1971 o Grupo Silvio Santos, a holding controladora de suas empresas. 

No ano seguinte, ele adquire seu primeiro polo de produção independente, o Centro de Produção Vila Guilherme, dando início às atividades dos Estúdios Silvio Santos, que produziam seus programas e outros para várias emissoras.

Em 1975, Silvio conquista a concessão de seu primeiro canal de televisão, colocando-o no ar em 13 de maio do ano seguinte, a TV Studios Silvio Santos – TVS Rio – que serviu como embrião para sua sonhada rede de televisão. 

Finalmente, em 1981, em um investimento milionário e uma incrível força de renovação, Silvio inaugura o SBT – Sistema Brasileiro de Televisão, e a emissora entra no ar no exato momento da assinatura de sua concessão, um feito mundialmente inédito até então.

FAMÍLIA

Patrícia Abravanel e o pai, Silvio Santos, no SBT FOTO: Divulgação/ SBT

Silvio tem Cintia e Silvia, de seu primeiro casamento com Aparecida Vieira, a Cidinha, e Daniela, Patricia, Rebeca e Renata, de seu segundo casamento com Iris Abravanel. Vale lembrar que as herdeiras do apresentador seguiram os passos do pai, algumas em frente às câmeras e, outras, nos bastidores.

Mas o dono do Baú não para. Ele segue criando quadros, inova, traz ideias, é antenado e está sempre tentando agradar àqueles que mais preza: seus fãs e seu público.