AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / Caso de racismo

Talitha Morete pede desculpas após reproduzir atitude considerada racista no ‘É De Casa’

A apresentadora Talitha Morete registrou o pedido de desculpas em suas redes sociais

Da Redação Publicado em 14/06/2022, às 19h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Talitha Morete foi criticada na web - Instagram/@talithamorete
Talitha Morete foi criticada na web - Instagram/@talithamorete

Talitha Morete se pronunciou a respeito da polêmica envolvendo uma atitude sua no ‘É De Casa’ do último sábado (11). A apresentadora pediu para que a convidada do programa servisse a todos as cocadas que havia cozinhado, atitude que foi vista como racista pelo público.

No Instagram, Thalita fez uma publicação para se redimir. “Fica aqui registrado meu pedido de desculpas à dona Silene e a todos vocês. Muito obrigada”, legendou. Nas fotos do post, compartilhou uma mensagem aos seguidores.

“Antes de vir aqui, a primeira coisa que fiz foi falar com a dona Silene e pedir desculpas para ela. Eu também preciso me desculpar com todas as pessoas, com o meu público, pela minha fala. Errei e não há nada a ser dito para justificar ou minimizar esse erro, a não ser me desculpar”, escreveu.

Ela disse que vêm refletindo sobre sua atitude e o lugar que ocupou no contexto do ocorrido desde sábado. “Como ser humano, como comunicadora, quero transformar esse episódio em aprendizado e num compromisso de vigília antirracista constante. É isso o que posso e devo fazer”, falou.

Talitha também agradeceu ao colega Manoel Soares, que notou a fala dela e disse que ele mesmo serviria aos convidados, durante o programa. “Aproveito para agradecer ao meu colega Manoel Soares pela sensibilidade e o cuidado com a dona Silene. É muito importante quando estamos num grupo diverso que comprova como o mundo pode ser melhor quando inclui a todos”, finalizou.

Veja o pronunciamento:

ENTENDA O OCORRIDO

Talitha Morete teve uma atitude em que supostamente reproduziu o racismo estrutural no episódio do ‘É de Casa’ do último sábado (11), quando Silene, uma vendedora de cocadas, foi convidada para ir ao programa.

A aparição de Silene foi um convite da própria apresentadora, que frequenta o mesmo salão no Rio de Janeiro onde Silene vende suas cocadas. Morete a chamou para fazer a receita ao vivo no programa e as duas inclusive chegaram a cozinhar juntas.

No entanto, no momento de servir, Talitha deixou o trabalho para Silene, dizendo: “A dona da cocada vai fazer as honras da casa. Vai servir todo mundo, Silene! Por favor, pode oferecer porque está todo mundo querendo”.

Percebendo a atitude da colega de trabalho, Manoel Soares, que é engajado em pautas antirracistas, interveio e se ofereceu para servir os doces. “Vamos fazer o seguinte? Eu vou ser o seu garçom e você vai me orientar para quem vou servir, porque você não vai servir ninguém”, disse o apresentador.

Nas redes sociais, os internautas criticaram o comportamento de Morete e aplaudiram a ação de Soares. “Aula de como lidar com o racismo estrutural. Parabéns, Manoel Soares”, escreveu um usuário no Twitter. “Racismo disfarçado de bondade! Que vergonha, hein, minha filha!”, criticou outra.

Além disso, vários famosos reagiram à situação no vídeo. No Instagram, Tia Má encorajou as pessoas a consumirem o produto de Silene: “Sabe o que queria mesmo? Que dona Silene viralizasse, que as cocadas dela virassem uma iguaria disputada”.

“Vamos seguir Cocadas da Silene e celebrar essa mulher que está pronta para ser servida e receber muito afeto de todos nós! Mais carinho e menos servidão para as nossas!”, finalizou, fazendo uma referência à problemática do racismo estrutural.