AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / EDUCAÇÃO

Thelminha e Gil do Vigor se emocionam em live com Lula: ‘‘Recebi uma oportunidade’’

Ex-BBBs cursaram universidades através aos incentivos do governo aos pobres

Da Redação Publicado em 02/09/2021, às 09h03 - Atualizado às 09h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Educação foi o tema central da live - Youtube/Thelminha
Educação foi o tema central da live - Youtube/Thelminha

Thelma Assis promoveu uma live em seu canal no YouTube, na última quarta-feira (1º), sobre a desigualdade social no Brasil. Entre os convidados, estavam Lula, Gil do Vigor, Linn da Quebrada e Celso Athayde. Ambos os ex-BBBs aproveitaram a oportunidade para ressaltar como a educação transformou suas vidas, especialmente graças aos incentivos fornecidos pelo governo. 

A campeã do ‘BBB 20’ é formada em medicina pela PUC e conseguiu uma vaga na universidade graças ao Prouni, programa federal criado pelo PT (Partido dos Trabalhadores). "Eu recebi uma carta e nela dizia que eu tinha sido contemplada 100% para cursar medicina na PUC. Naquela época, a mensalidade custava R$ 3,5 mil e eu não tinha condição de passar pela porta”, contou.

Em seguida, destacou: “Eu entendo que é uma obrigação do estado, não é um favor, mas não tem como não ser grata. Se hoje estou aqui, olhando nos seus olhos, de alguma forma eu recebi uma oportunidade lá atrás". 

Por sua vez, Gil cursou economia na UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e atualmente conquistou uma bolsa integral para estudar PhD na Universidade de Davis, Califórnia.

“Eu vim de escola pública e hoje estou no PhD. Então, assim, isso nunca seria possível se lá atrás alguém não tivesse entendido a importância de trazer o pobre para onde ele deveria estar, porque tem muita fuga de conhecimento. Então, eu sou extremamente grato e apaixonado pelo governo do presidente Lula, que pensou em quem precisava", agradeceu o pernambucano. 

O ex-BBB21 também fez questão de destacar que, antes dos incentivos criados pelo governo Lula, apenas os mais ricos tinham acesso à universidade pública. “Então, eu fico até emocionado porque eu sei que foi aquela ajuda lá atrás, sabe, quando eu pensei que nunca fosse conseguir. [O Lula] falou 'não, vamos colocar o pobre, vamos tirar a universidade pública da mão de quem já tem’”.

Quando perguntado sobre a sensação de ter beneficiado três milhões de universitários através do Prouni, o ex-presidente respondeu: "Eu que fico gratificado e emocionado vendo pessoas como você e como o Gil chegaram aonde vocês chegaram. O papel do estado é só abrir a porta e dar a oportunidade das pessoas disputarem qualquer coisa neste país". 

Confira o bate-papo completo: