AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / ENTREVISTA

‘‘Todo o meu esforço está valendo a pena’’, afirma Talitha Morete sobre carreira na Globo

Apresentadora falou sobre trajetória, determinação e planos futuros em entrevista exclusiva

Karla Precioso Publicado em 23/10/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Loira brilhou muito nos palcos do 'Mais Você' - Intagram/@talithamorete
Loira brilhou muito nos palcos do 'Mais Você' - Intagram/@talithamorete

A construção de uma carreira é algo que leva tempo. É preciso ter paciência e, claro, dedicação. Só assim as coisas, de fato, acontecem. E Talitha Morete sabe bem disso. Apresentadora da Globo, ela está no canal há 11 anos. E vem subindo degrau por degrau, conquistando o seu espaço com muito trabalho e determinação. Atualmente, ela apresenta o `É de Casa`, aos sábados, nas folgas e férias dos apresentadores titulares. E também dá expediente no 'Mais Você', de Ana Maria Braga.

“Meu trabalho sempre foi minha prioridade. Não existe certo ou errado, mas depende do quanto você realmente quer. Não é fácil, tem dias que dá vontade de desistir, mas uma hora as coisas acontecem. Não deixe de acreditar. Sonhar grande e sonhar pequeno dão o mesmo trabalho”, explica Talitha, que divide um pouco da sua trajetória nessa entrevista exclusiva e dá algumas dicas que a ajudaram a crescer no trabalho. Confira:

Você vem conquistando seu espaço no trabalho, degrau por degrau. Qual é o balanço que faz desses 11 anos de Globo? 
Estou muito feliz com a minha trajetória. Já abri mão de muita coisa por causa do meu trabalho e hoje consigo ver que todo o meu esforço está valendo a pena. Essa conquista vem de muita dedicação. E continuo com o mesmo gás, com a mesma vontade de sempre. Isso não tem preço. 

Muitas pessoas ficam ansiosas, querendo que as coisas aconteçam rapidamente. Chegou a passar por isso? Ou sempre manteve a calma? 
Sempre tive os pés no chão. Cada um tem uma história. Tem gente que cresce muito rápido, mas depois não consegue se manter por muito tempo. Sempre soube o que eu queria e jamais pensei em desistir. Claro que já fiquei desanimada, ansiosa, querendo novos desafios, mas faz parte dessa profissão. Acreditei no meu trabalho e me dediquei muito para não perder o foco. Aprendi a ter resiliência. 

Em algum momento, pensou que deveria procurar um plano B? 
Nunca. Não me vejo fazendo outra coisa [risos]. Ainda quero empreender, abrir alguma coisa, mas jamais deixar a minha profissão de lado.

Qual conselho você daria para as leitoras que estão batalhando pelo crescimento profissional?
Tem que se dedicar muito. O meu trabalho sempre foi a minha prioridade. Não existe certo ou errado, mas depende do quanto você realmente quer. Não é fácil, tem dias que dá vontade de desistir, mas uma hora as coisas acontecem. Não deixe de acreditar. Sonhar grande e sonhar pequeno dão o mesmo trabalho. 

Acredita que ainda é mais difícil para as mulheres conquistarem o seu espaço?
De um modo geral, nós ainda passamos por muitas dificuldades no mercado de trabalho. Fato que ainda há muito a ser melhorado, mas fico muito feliz quando vejo mulheres conquistando espaço em diferentes áreas. O último programa que apresentei foi comandado só por mulheres. Foi realmente muito especial e importante. 

Teve algum momento especial em que você percebeu estar mesmo no caminho certo?
O dia em que substituí a Ana Maria Braga foi o dia mais especial da minha carreira. Não é pra qualquer um, né? Sempre me inspirei na Ana e ainda não tinha apresentado um programa na casa. Foi uma responsabilidade muito grande. Eu a representei com muito respeito e amor ao que eu faço. Ali, pensei: ‘estou no caminho certo!’.

Qual é a importância da família nesse processo da construção da carreira?
A minha família é a base de tudo. Meus pais sempre me apoiaram, me deram força para seguir em frente, para não desistir e sempre me fizeram ter os pés no chão. Fui criada assim. Nessa área, é muito fácil se deslumbrar, se perder, mas nunca caí nessa cilada. Sei quem eu sou, de onde eu vim e dou muito valor a cada degrau conquistado.

Teve que abrir mão de coisas para se manter firme no seu propósito?
Abri mão de muita coisa, sim. Alguns amigos me chamam de chata, reclamam que nunca posso fazer nada... Já deixei de fazer muitas viagens, de curtir festas, perdi momentos importantes com a família, mas tudo depende da importância que a gente dá. Nunca pensei naquilo que eu estava perdendo, e sim em todas as coisas que eu queria conquistar. Aliás, ainda quero conquistar muita coisa. O foco continua. Sigo firme no meu propósito de vida.

Você sonha em ter filhos, casar… Tem medo de essa balança entre vida pessoal e profissional atrapalhar algum dos seus planos?
Quero ter filhos, mas nunca tive o sonho de casar. Quero dividir a vida com alguém, construir a minha família, mas confesso que não fico pensando muito no casamento em si. Acho que preciso aprender a equilibrar melhor a vida pessoal e profissional. Ainda não encontrei a pessoa certa, mas quando encontrar quero ter esse cuidado.

Muitas pessoas acham que estão velhas para tal coisa, que o tempo já passou. Acredita que se realizar não tem tempo nem hora?
Acredito muito nisso. Esse papo de ‘não tenho mais idade para isso’ não está com nada. Os sonhos não envelhecem. Conto tantas histórias inspiradoras... A idade é só um número. Se você tem energia e força de vontade, nada vai te impedir. 

Você está apresentando o `É de Casa` nas folgas e rodízios dos apresentadores. Como é estar no programa?
É maravilhoso. Estou realizando um sonho. Faço o programa com muito amor e quero contribuir cada vez mais com essa equipe que me recebeu com tanto carinho.

Na sua lista de desejos, quais são os três primeiros itens?
Ser mãe, construir a minha família e conquistar meu espaço como apresentadora.

SUCESSO PROFISSIONAL
Talitha compartilha dicas que a ajudaram a conquistar seu espaço no mercado de trabalho:

1) “Estude, se prepare. Estar pronto é tudo.”
2) “Dê o seu melhor todos os dias e faça do sucesso uma consequência do seu esforço.”
3) “Seja otimista. Até nos momentos mais difíceis, tente olhar pelo lado positivo.”
4) “Se uma porta se fecha aqui, outras portam se abrem ali. Só depende de você.”