AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / POLÊMICA

Wagner Moura acusa Bolsonaro de censura ao filme ‘Marighella’

Pronto desde 2019, produção só chegará aos cinemas dois anos depois

Da Redação Publicado em 23/10/2021, às 13h41 - Atualizado às 13h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Carlos Marighella será interpretado por Seu Jorge no lançamento - TV Globo
Carlos Marighella será interpretado por Seu Jorge no lançamento - TV Globo

Wagner Moura comentou sobre o lançamento do filme ‘Marighella’, na última sexta-feira (22), em entrevista ao ‘Conversa com Bial’. A produção que contará a história de Carlos Marighella, um dos principais políticos na luta contra a Ditadura Militar, estava prevista para estrear em 2019. Entretanto, segundo o ator e diretor, esse prazo foi adiado devido à censura do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). 

“O filme estrearia no início de 2019, ali no começo do governo Bolsonaro. Quando a gente quis estrear no início do ano, dois pedidos da produtora do filme, O2, foram inesperadamente recusados pela Ancine”, explicou Moura. 

Em seguida, completou: “Esse pedido havia sido feito em várias outras ocasiões. Quando os pedidos foram negados, os filhos de Bolsonaro comemoraram na internet (...) Bolsonaro parou a vida dele de presidente pra gravar um vídeo falando mal do filme, de mim.”

Wagner considerou tais atitudes como uma espécie de censura à produção. “Não tenho nenhum problema em dizer que nós fomos vítimas de censura. Não a censura que havia durante a ditadura em que você tinha que mostrar trabalho para o censor (...) Mas uma censura que inviabilizou a existência do filme”, concluiu. 

Depois de tudo isso, ‘Marighella’ está previsto para estrear nos cinemas brasileiros em 4 de novembro. O elenco inclui os nomes de Seu Jorge, Bruno Gagliasso, Adriana Esteves e Humberto Carrão