AnaMaria

Cafezinho: confira 5 dicas para preparar a bebida perfeita

Aprenda como tirar todo o sabor do pó de café e se delicie com uma bebida supergostosa

Karla Precioso Publicado em 10/08/2019, às 17h00 - Atualizado em 18/08/2019, às 10h56

O adoçante e o açúcar mascaram o sabor da bebida - Banco de Imagem/Shutterstock
O adoçante e o açúcar mascaram o sabor da bebida - Banco de Imagem/Shutterstock

O café é uma das bebidas mais populares do mundo e, cá entre nós, não há nada melhor do que o aroma de um cafezinho passado na hora. 

Aliás, atualmente, mesmo diante de tantas variedades de pós e máquinas caseiras para bebida expressa e requintada, o bom e velho cafezinho coado em casa não perdeu sua majestade. 

Wilton Bezerra, diretor do Empório Mineiro Cheirin Bão, ensina os truques para o preparo correto. Vem ver!

PONTO DA ÁGUA
Use água filtrada ou mineral. A água da torneira, ainda que submetida a temperaturas elevadas, pode conter resíduos que comprometem a qualidade da bebida. Outro ponto importante é não fervê-la. 

Ela deve estar a 90 ºC na hora do preparo, caso contrário, a acidez pode ser alterada. O ponto correto é quando o líquido começa a liberar bolhas no fundo da panela.

NÃO ADOCE A ÁGUA
O adoçante e o açúcar mascaram o sabor da bebida. Se você preferir um café docinho, só adoce depois que ele estiver pronto. Ao colocar o açúcar durante o preparo, o ponto de ebulição pode mudar e o café virar um xarope. 

EQUILIBRE A QUANTIDADE DE PÓ E ÁGUA
Use 5 a 6 colheres (sopa) para cada litro de água. 

O MELHOR COADOR
Há quem alegue que o café fica mais gostoso feito em coador de pano, pois o tecido de algodão não contém pigmentos, não altera o sabor e nem solta fiapos. Mas o filtro de papel é composto por fibras celulósicas, que também mantêm as propriedades do café – e é uma opção prática e higiênica.

PREFIRA CAFÉ MOÍDO NA HORA
Seu sabor e aroma são mais intensos. Se não tiver como, escolha um bom pó, atentando aos seguintes detalhes: 

Marca: só compre pó que traga na embalagem o selo de pureza e qualidade da ABIC. Isso garante a procedência do café e assegura que o produto não tem outros resíduos sólidos. 

Embalagem: os produtos embalados a vácuo conservam melhor o aroma e sabor. 

Armazenamento: após aberto, guarde o café em recipiente de metal, fechado, dentro da geladeira. Isso conserva suas propriedades.