AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Comida sem gosto? Aqui não! Saiba como adicionar aromas e sabores nas receitas

Aposte em aromas e sabores na hora de cozinhar

Karla Precioso Publicado em 30/06/2019, às 10h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Acrescente o tempero só quase no final do cozimento. Se for colocado antes, pode perder a cor, o sabor e o aroma! - Banco de Imagem/Getty Images
Acrescente o tempero só quase no final do cozimento. Se for colocado antes, pode perder a cor, o sabor e o aroma! - Banco de Imagem/Getty Images

Ervas e especiarias fazem toda a diferença no preparo de uma refeição, mas se engana quem pensa que elas só servem para deixar os pratos aromáticos.

“Os temperos agregam mais sabor às receitas, desde que empregados com cuidado, combinando a quantidade certa e o uso adequado”, garante a chef Bianca Folla. Graças aos seus valores fitoterápicos, também cuidam da saúde: protegem o coração, regulam a pressão…

Acrescente o tempero só quase no final do cozimento. Se for colocado antes, pode perder a cor, o sabor e o aroma!

Confira as espécies que não podem faltar na sua cozinha.

CANELA
De aroma forte, combina com doces e compotas. Em pau ou em pó, também dá um toque especial ao mingau e outros preparos à base de leite. Benefícios: sacia a fome e combate problemas respiratórios.

COENTRO
Combina com molhos à base de limão, camarão, moquecas de peixe e frutos do mar.
Benefícios: digestivo, calmante e moderador de apetite.

AÇAFRÃO-DA-TERRA OU CÚRCUMA
Costuma ser usado para colorir alimentos como o arroz. Benefícios: protege o coração e controla o diabetes.

ALECRIM
Muito aromático, costuma ser usado para temperar aves, carne suína, pães, legumes e sopas. Benefícios: regula a pressão, é diurético, digestivo, cicatrizante e antisséptico.

CARDAMOMO
Utilizado no preparo de doces e pães, e também para marinar carnes e perfumar o café. Benefícios: diurético, expectorante e descongestionante.

COLORAU
Obtido a partir das sementes de urucum. Com sabor suave e levemente adocicado, é ideal para carnes e molhos. Benefícios: tem ação digestiva e antioxidante.

COMINHO
Pode ser encontrado em grão, moído ou em pó. Dá mais sabor e aroma a ensopados e molhos, como barbecue, curry indiano e chilli. Benefícios: é digestivo e previne a hipertensão.

CURRY
Composto por um mix de temperos: gengibre, pimenta dedo-de-moça, pimenta vermelha, canela em pau, cominho, pimenta-do-reino, cardamomo, cravo, erva-doce, cúrcuma e coentro em grãos. 

Perfeito para temperar ensopados, aves ou dar um toque especial ao molho de tomate. É aromático sem ser picante. Benefícios: reduz dores e inchaços, e melhora a digestão.

HORTELÃ
Combina com assados, grelhados, chás, molhos e geleias. Benefícios: é digestiva, estimulante, expectorante e analgésico.

LEMON PEPPER
É a combinação de pimenta-do-reino e raspas de limão. Bom para temperar aves, peixes e saladas. Benefícios: antioxidante, digestivo e tem propriedades vermífugas.

LOURO
Tempero obrigatório no preparo de feijão. É uma erva muito aromática que também pode ser usada na marinada de carne vermelha e suína. Benefícios: estimulante de apetite, digestivo, adstringente e anti-inflamatório.

MANJERICÃO
Combina com molhos e carnes em geral. Benefícios: diurético, broncodilatador e antisséptico.

NOZ-MOSCADA
Possui sabor adocicado e aroma forte. É muito utilizada na culinária indiana. Acentua o gosto de carnes de sabor suave, como aves. Combina com purê de legumes e receitas que levam queijos e leite, além de compotas de frutas. Benefícios: digestiva, diurética e anti-inflamatória.

ORÉGANO
Combina com pizzas, saladas com tomate e pratos à parmegiana. Benefícios: digestivo, sedativo, diurético, expectorante e estimulante gástrico.

PÁPRICA
Obtida a partir do pimentão seco e moído. É bastante empregada como corante de carnes e sopas. Pode ser encontrada nas versões doce, picante e defumada. Benefícios: antisséptica, ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer e no tratamento de doenças autoimunes.

PIMENTA-DO-REINO
Dá sabor picante e especial aos pratos, como carnes, frangos e peixes. Benefícios: ajuda o organismo a absorver os nutrientes e também facilita a digestão.

TOMILHO
Pertence à família da hortelã e é um parente do orégano. Suas folhas secas ou frescas são usadas como tempero em molhos e no preparo de assados, principalmente aves. Benefícios: alivia a dor de garganta, reduz a pressão e o nível de colesterol.