AnaMaria

Mousse de Chocolate: veja dicas para deixar o preparo delicioso

A sobremesa é leve, saborosa e clássica! Saiba como preparar

Da Redação Publicado em 05/05/2020, às 08h20

As dicas foram oferecidas pela marca Nestlé - Divulgação/Marcelo Resende
As dicas foram oferecidas pela marca Nestlé - Divulgação/Marcelo Resende

Mousse de chocolate é uma delícia e é sempre uma boa opção de sobremesa, para qualquer ocasião. Quando está calor, então, ele garante um doce leve e muito saboroso. 

Pensando em ajudar no preparo dessa receita, AnaMaria Digital procurou a culinarista Miriam Chagas, de Receitas Nestlé, e tirou cinco dúvidas sobre o doce, para te ajudar a criar uma mousse perfeita. Confira!

COMO FAÇO PARA A MOUSSE FICAR MAIS AERADA?
A aeração da mousse é resultado da correta preparação de sua base, que, nesse caso, são as claras do ovo. Ao serem batidas, elas incorporam ar. Não existe como aumentar essa areação, mas seguindo o modo de preparo corretamente (aquecimento, batedeira e geladeira), garantimos que a mousse ficará aerada.

Entre os procedimentos no preparo, é importante se atentar ainda no momento de misturar as claras. O processo deve ser feito delicadamente.

Quanto ao derretimento do chocolate, deve ser levado em conta que, ao colocar o creme de leite, o chocolate não deve estar em grumos, isso dá um resultado ruim e a mousse não ficará lisinha. Além disso, assim que acrescentar e finalizar esse processo, a mistura deve ir para a geladeira imediatamente, bem tampada.

POSSO FAZER A MOUSSE COM ACHOCOLATADOS OU CHOCOLATE EM PÓ?
É possível, acrescentando a gelatina. No entanto, recomendamos utilizar o chocolate em barra, pois, além do sabor, ajuda na estruturação da mousse. No entanto, você pode usar o chocolate de sua preferência, como o chocolate ao leite ou chocolate meio amargo.

COMO FAZER PARA A MOUSSE NÃO FICAR MOLE?
É preciso sempre respeitar a quantidade de ingredientes e modo de preparo. Por exemplo, se usar menor ou maior quantidade de qualquer um dos ingredientes, a receita ficará desbalanceada, o que pode prejudicar sua estrutura. Além desses cuidados, o tempo de batedeira e o tempo de geladeira são fundamentais para uma textura perfeita.

DÁ PARA SUBSTITUIR O OVO?
É possível usar o chantilly batido na mesma proporção do creme de leite para substituir as claras em neve. O resultado final é uma mousse menos aerada, mas é uma boa opção para quem não pode consumir ovos.

TODA RECEITA DE MOUSSE UTILIZA O OVO CRU?
Recomendamos aquecer as claras em fogo baixo por cerca de 3 minutos, tirando a panela do fogo de minuto em minuto para não cozinhar as claras.

Deu vontade de preparar uma mousse? Confira essas receitas!

Mousse vapt-vupt de morango
Mousse de abacaxi
Mousse prática de chocolate