Veja dicas imperdíveis de como preparar um bom churrasco em casa

Churrasco em casa: confira dicas imperdíveis para prepará-lo da forma correta

Da Redação Publicado sexta 21 fevereiro, 2020

Churrasco em casa: confira dicas imperdíveis para prepará-lo da forma correta
Antes de servir a carne, deixe-a descansar por pelo menos 2 minutos - Banco de Imagem/Getty Images

Os dias quentes de verão são propícios para reunir a família e os amigos em volta da churrasqueira

Para garantir o sucesso desse encontro e ser um bom anfitrião, é preciso saber fazer o churrasco. Não precisa ser um expert para acertar no preparo, porém algumas dicas podem fazer a diferença.

O modo de fazer o churrasco interfere diretamente no resultado da suculência e na qualidade do alimento na hora de servir. Confira abaixo as principais dicas que a marca Perdigão ensinou para garantir um churrasco de qualidade.

CARVÃO
Utilize acendedores próprios ou álcool 70° em gel para acendê-lo. Evite usar óleo, papel ou álcool líquido, que podem causar acidente ou deixar um gosto ruim nas carnes.

BRASA
Acenda o carvão e espere até formar brasa, o que acontece quando estiver vermelho, começando a esbranquiçar. Essa é a temperatura ideal para colocar a carne para assar. O preparo antecipado pode prejudicar o sabor do churrasco, pois o carvão, quando está acendendo, libera substâncias que interferem no gosto da carne.

ALTURA DA GRELHA
Isso é fundamental para o sucesso do churrasco. Procure colocá-la em torno de 20 a 25 cm de altura da brasa. Para ser mais assertivo, coloque a mão próxima da grelha e conte até cinco. Caso seja necessário retirar a mão antes de chegar no número 5, está muito quente. Suba um pouco a grelha e repita o processo de contagem. Quando for suportável contar até cinco com a mão próxima da grelha, está perfeito, pode para seguir com as outras etapas do churrasco.

PREPARO DE CADA ALIMENTO

  • Linguiça: cuidado para não furar a linguiça. Isso fará com que o produto perca toda a água e a gordura e, consequentemente, fique seco.
  • Costela: peça que precisa de cozimento longo. Sendo assim, a recomendação é temperar e enrolar no alumínio ou celofane, com no mínimo quatro voltas de papel, e lacrar as extremidades, sem furar. Esse processo segura toda a umidade da carne, deixando-a mais suculenta e macia.
  • Carnes macias: são peças que necessitam de calor alto e rápido, para que fiquem bem caramelizadas por fora e suculentas por dentro.

MOMENTO DE SERVIR
Antes de servir a carne, deixe-a descansar por pelo menos 2 minutos, para ressaltar a suculência da peça.
 

Último acesso: 08 May 2021 - 23:34:24 (1100076).